quarta-feira, 16 de setembro de 2009

MFL e RAP

Durante o dia de hoje ouvi e li vários elogios ao programa dos gato e à entrevista que Ricardo Araújo Pereira fez ao Primeiro Ministro. Confesso que fiquei curiosa e sobretudo, desapontada, por não ter visto.
De modo que hoje lá me posicionei para ver o programa, desta feita com Manuela Ferreira Leite candidata a 1ª ministra deste nosso país azul. E, tenho que confessar, o meu desapontamento foi enorme.
RAP fez o seu papel bem feito. É um humorista educado, cuidadoso, inteligente que usa a estratégia do charme e do bom anfitrião para colocar o seu convidado(a) à vontade. Até aqui tudo bem. Eles os convidados/políticos vão bem ensaiados. A experimentar uma postura que não sabem muito bem qual é e duvidosos em relação aos resultados. Percebem que não podem ser nem demasiado formais, nem demasiado agressivos mas também não podem usar o mesmo registo do anfitrião. De modo que oscilam. MFL entrou com um sorriso (coisa rara), tentou aguentar-se com uma ou outra resposta espirituosa mas, em alguns momentos, hesitou. Cerrou os maxilares, semicerrou os olhos mas calou a resposta torta mesmo, mesmo a tempo de evitar o tema Santana e o descarrilamento. Não resistiu à tentação de fazer de maezinha, de dar uma palmadinha no rabo atrevido de RAP e depois, por fim, condescendente mas ainda no seu registo superiorzinho rematou. Causa-me urticária esta criatura.

Os nossos políticos nunca deixam de nos surpreender; convencidos de que não podem ignorar as audiências de um programa com os gatos aventuram-se mas não estão preparados para despir o fatinho cinzento, as poses, os discursos redondos e ocos. E no final, tudo isto será triste de tão vazio. Não por culpa dos 4 rapazes - estou certa!






p.s - pensando bem, se a coisa se repetir nos mesmos moldes em que aconteceu hoje, a culpa também será dos 4 rapazes, nomeadamente de RAP, o entrevistador.

2 comentários:

MP disse...

É verdade, S. A entrevista com a MFL foi uma desilusão, enterrou-se. Mas hoje, o Portas deu muito bem a volta à coisa, estava bem preparado. Mas até agora, quem ganhou pontos foi a dulpa RAP/José Sócrates. Parecia que havia ali uma sintonia, uma cumplicidade qualquer...

S disse...

bem, então estamos de acordo quanto a ontem.

em relação à entrevista de hoje só vi aos bocadinhos - que o miudo não me dá descanso, porém fiquei com a ideia de que resultou. O homem tem características camaleónicas e adapta-se bem aos ambientes.