sexta-feira, 10 de outubro de 2008

veneno no prato?

Há uns tempos a Deco ofereceu-nos um livro - tipo prenda fidelidade, que tem o nome sugestivo de "Veneno no seu prato? - Utilidades e riscos dos aditivos alimentares".


Fiquei assim a saber que:" aditivo alimentar é uma substância com ou sem valor nutritivo adicionada intencionalmente durante o processo de fabrico, transformação, preparação, tratamento acondicionamento, transporte ou armazenamento de um produto alimentar. (...)
Tem uma função tecnológica ou organoléptica (...). Noutros termos, os aditivos são substãncias adficionadas a um produto alimentar para lhe melhorarem determinadas caracter´siticas, como a cor, o sabor, a durabilidade ou a consistência. (...)
Raras vezes têm valor nutritivo. (...)
Alguns aditivos são úteis. Por ex. os nitritos são agentes conservantes que actuam contra bactérias que podem produzir toxinas mortais, (...). Regra geral, o uso de corantes e de intensificadores de sabor é inaceitável, porque são inúteis e quase sempre enganosos.

Em geral a função principal de cada aditivo pode ser identificada pelo primeiro algarismo do código (que o identifica segundo legislação europeia)
E1--- Corantes
E2--- Conservantes
E3--- Antioxidantes
E4--- Emulsionantes, estabilizantes, espessantes e gelificantes
E5--- Antiaglomerantes+acidos, bases e sais
E620 a E625 Intensificadores de sabor
E901 a E904 Agentes de revestimento
E950 a E967 Edulcorantes"
(informação citada do livro referido)


O livro está organizado em fichas que identificam cada aditivo, utilização, família ou tipo, utilização mais frequente e risco para a saúde. Depois de percorrer todo o livro fiquei indecisa. Sem dúvida que esta informação é utilíssima mas como usá-la em nosso proveito? Eu não consigo decorar 200 páginas de E's e ter toda esta informação presente quando vou às compras.
Claro que depois de o colocar na cozinha, junto aos livros e revistas de receitas posso consultá-lo de vez em quando para verificar um ou outro ingrediente do rótulo mas não chega.

Bem assim decidi ter em conta que os alimentos com mais aditivos estão, regra geral, nestas categorias: produtos de confeitaria, aperitivos, refrigerantes, bebidas alcoólicas, sobremesas, molhos, charcutaria, ovas de peixe e delícias do mar, pastilhas, produtos de pastelaria e padaria fina, xaropes, gelados, produtos para decoração e revestimento, condimentos, sopas e molhos desidratados, refeições preparadas.

Sem comentários: