sexta-feira, 30 de outubro de 2009

expectativas

Amanhã deverá acontecer qualquer coisa no ministério da educação não é? Quer dizer toda esta enorme confusão em que se tornou a avaliação de desempenho dos professores deve produzir alguma coisa não?
Subitamente a oposição parece estar toda de acordo sobre a necessidade de suspender já este modelo de avaliação proposto pelo PS. Parece que até concordam que os professores devem ser avaliados não podem é ser avaliados com o modelo do PS.

Em tempo de campanha nenhum partido disse que concorda com a avaliação. Todos brandiram a suspensão desta lei mas não avançaram mais nada que estes tipos não são nada parvos e o que interessava era capitalazar alguns milheres de votos dos professores zangados. O que até acabou por acontecer.

Agora já podem dizer que até concordam com uma avaliação, não pode é ser esta. E então exigem que se suspenda já todo o processo. E que depois passemos as próximas décadas a estudar e a debater como é que vamos fazer a avaliação destes profissionais. que é a solução mais praticada em Portugal: não tomar decisões e mandar fazer muitos estudos.

Ora eu concordo com a avaliação dos professores e com este modelo. Não concordo com as razões que o motivam, que são puramente economicistas e têm resultados absolutamente desastrosos. Não concordo com este atentado à dignidade e à autonomia que se tem feito a esta classe. Não posso concordar com este extremar de posições que tornou quase impossível uma negociação sensata entre a tutela e os sindicatos.
Se a anterior ministra saiu mal na fotografia os líderes sindicais também não lhe ficaram atrás.

Espera-se mais desta nova equipa pois que dos partidos políticos, já se percebeu, nada de novo e construtivo se ouvirá. Pior para nós.

factos

De entre as pouquíssimas mulheres que integram o XVIII Governo Constitucional quantas têm filhos pequenos?
Quantas têm menos de 40 anos?

Será correcto afirmar que família e carreira na política são incompatíveis? Não há mulheres competentes em Portugal com filhos pequenos e menos de 40 anos?! A sério?
Não há mesmo?

Já agora: o número de mulheres em secretarias de estado é vergonhoso. Nem as ministras escolhem entre as suas pares.

Isto é sintomático não?

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

estudos para todos os gostos

"A mulher de 2049 será baixa, gorda e fértil Segundo um estudo da Universidade de Yale, este será o perfil da mulher no futuro.

Um estudo conduzido por Stephen Stearns, biólogo evolucionista da Universidade de Yale, demonstrou que em 2049 a mulher deverá ser mais baixa, mais gorda e mais fértil.
Contrariando todas as expectativas, a equipa do referido biólogo analisou o histórico médico e reprodutivo de 14 mil mulheres da mesma cidade, Framingham, nos Estados Unidos - incluindo 2.238 em fase de menopausa.
A questão que se colocava era saber se a altura, o peso e outros traços interferem no número de filhos de cada uma. Resultado? Em média, as baixinhas e gordinhas (assim como as que tinham boa pressão e colesterol baixo) tinham mais filhos do que as altas e magras!
Estas características são geneticamente hereditárias, passando a haver sempre mais filhas gordinhas, pois as mães gordinhas são mais férteis.
De acordo com Starns, neste contexto, a mulher de 2049 será um quilo mais pesada, dois centímetros menor, terá o seu primeiro filho cinco meses mais cedo e o seu período fértil alargar-se-á por mais dez meses do que o das magras."

aqui

Não sei como é que estas conclusões se compatibilizam com as previsões demográficas que prevêem quedas acentuadíssimas na fecundidade e no índice de renovação das gerações. Em 2050 prevê-se que Portugal faça parte do grupo de países mais envelhecidos do mundo - onde estão naturalmente os países ditos desenvolvidos - os do ocidente e o Japão. Se esta tendência para a diminuição do nº de filhos se mantiver, como tudo indica, não serão concerteza as mulheres mais férteis (biologicamente mais baixas e gordas, segundo o estudo) a resistir.
As mesmas previsões indicam que o peso da europa na população mundial diminuirá drasticamente para cerca de um terço do que detém agora (15%).

Provavelmente as asiáticas vão começar a engordar. O que também não é de excluir dado o aumento do nível de vida a que assistiremos naquele canto do mundo nas próximas décadas.

domingo, 25 de outubro de 2009

Aos miseráveis que andam à paulada aos animais...

Mais um texto glorioso da Vieira do Mar cujo título idebus fodere, insensíveis de merda podia introduzir muitos outros assuntos dos dias que correm.
Ainda bem que é deste que fala. Agora que modelos famosos e campanhas caríssimas deixaram de falar de peles e do sofrimento dos animais parece que tudo é, novamente, permitido.

jantar


as fotos de comida têm umas cores fantásticas!
neste caso uma tarte de legumes e farinheira, que foi o nosso jantar numa destas noites e maçãs reinetas assadas e regadas com mel. o pequeno repetiu a tarte e declinou as maçãs com uma careta

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

de como a vida se encarrega de recolocar tudo no seu devido lugar

demorava-me no pequeno almoço tardio, depois de os homens terem saído para os seus destinos: o mais pequeno para a escola e o maior para o trabalho quando ela chegou. à sexta feira mete a chave na porta e entra com a mesma missão dos últimos anos.
desta vez vinha entristecida, vencida na falta de energia e do sorriso facil. "veja lá, sempre é diabetes. a minha irmã já teve, os meus sobrinhos também e agora eu. não bastava o resto, os problemas todos que temos em casa. olhe que até chorei quando a médica confimou - ainda concluiu, como quem pede desculpa pela fraqueza.
acho que nem atinei com as palavras certas. que palavras podem soar certas a uma mulher que tem um filho adulto, altamente qualificado e preso nas malhas de uma esquizofrenia?, que passou 20 anos da sua vida a tratar de um familiar acamado e a trabalhar duramente durante todo o dia?, que enfrenta diariamente os problemas de saude do próprio companheiro?
disse-lhe que a tábua de passar a ferro estava impraticável e que cá nos arranjaríamos durante o fim de semana. que fosse para casa tentar descansar alguma coisa que bem o merece.

e logo ali tomei a decisão de pôr o rabinho a mexer e deixar-me de lamúrias que não tenho razões para isso.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

e sobre o Saramago

tenho andado a tentar ignorar o assunto mas nos últimos dias ouvi os delírios mais disparatados incluindo aquele que anuncia que o homem está a morrer e que, por isso, tem necessidade de procurar um sentido para a vida.
sucede que concordo com os dislates proferidos pelo homem; é certo que nunca o diria daquela forma que não tenho arcaboiço para tanto e me pesa a inibição social e a familiar.



mas do que eu gostava mesmo
mesmo
mesmo
mesmo
era que Saramago se deixasse destes arremedos e nos brindasse ainda e mais uma vez

com uma outra obra prima ao nível do memorial...

(esta lembrança nem sequer é minha mas quando li a sugestão hoje, no público, pela mão da Helena Matos, assobiei: olari, ora aqui está!)

o memorial é um dos livros da minha vida. e eu, que gosto muito do autor e de quase tudo o que ele escreveu, posso dizer que nenhum outro livro o igualou.

mulheres no governo

o novel executivo acabadinho de anunciar já é motivo de elogio pelo "elevado" número de mulheres ministras - que de secretárias de estado e outros lugares adjuvantes ainda nada se sabe.
eu deixo-me ficar neste estado de imbecilidade que, pelos vistos, tolda a capacidade de me alegrar com tal feito. Em 17 ministros 5 são mulheres e é coisa que mereça ser assinalada? não sei por anda a paridade, a igualdade e outras que tais...mas isso devo ser eu que não estou a ver bem.

montagens


Judite de Sousa abriu a porta, agora que não se queixe...lá que dá para rir isso dá!




terça-feira, 20 de outubro de 2009

E o que diremos às nossas filhas?

Agora que tenho muitas amigas com filhos, vejo uma geração inteira de mulheres defraudadas. Mulheres a quem todos prometeram igualdade. Que têm ao lado companheiros que as desiludiram, porque alguns até fazem muito, mas quase nenhum faz metade. Que vivem numa sociedade que aplaude a maternidade abstracta, mas lida muito mal com os custos e as chatices da concreta. Que recrimina as mães-trabalhadoras-cansadas que não rendem o mesmo, que faltam, chegam atrasadas e saem a correr. E vejo mulheres cheias de culpa, porque parece que tudo isto é responsabilidade delas. Que os pais e maridos não assumem a sua parte porque elas deixam, porque gostam, porque são controladoras e perfeccionistas e só está bem feito quando é feito por elas. Porque não exigem, não reivindicam, não se zangam ou fazem chantagem. Que não se impõem no trabalho, não exercem os seus direitos. Que escolhem ficar em casa. Ou que não escolhem ficar em casa.

Mais uma vez e desta vez pela mão da Mar, o outro lado da maternidade.









adenda:
vejamos então: eu hoje tinha uma reunião às 18 com o compromisso de chegar um bocadinho antes para enquadrar uma colega. não cumpri apesar de ter carregado no acelarador. antes cozinhei um jantar apressado e, entre a cozinha e o quatro, dei por mim a enfiar a base no frigorífico e a fazer outros disparates do género. ainda se fosse verão...
depois corri a fazer uma data de km e lá cheguei mesmo em cima da hora. fica mal a uma pessoa que vai coordenar a reunião chegar mais tarde do que os outros, não é? só houve uma pessoa que chegou depois de mim - e essa pessoa é uma colega que tem um bébé pequeno e que o carregou ao colo durante todo o tempo. de certeza que nenhum dos nossos homens carrega bébés para as reuniões!, por muito porreiros que sejam!
áh pois, os primeiros a chegar foram os homens do grupo.
e assim é claro que, ou somos menos produtivas ou trabalhamos o dobro para produzir o mesmo.
queixinhas?! venham lá então chamar-me queixinhas que eu faço aqui as contas sobre quantas horas trabalho por dia!

por email

da Dila, uma mãe atenta:

"Todos pensam em deixar um planeta melhor para os nossos filhos... Quando é que pensarão em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"
























Dá que pensar, pois dá. Nós que exigimos e exigimos aos professores, à escola e a todos os que nela trabalham, estaremos também a dar tanto quanto o que exigimos?

caim

ide, ide a correr comprar o último de Saramago que já pôs meio país em alvoroço com umas singelas (óóóóh!) declarações sobre a bíblia.

que refrescante acordar num país onde algumas vozes não quebram!

domingo, 18 de outubro de 2009

música

Os dois a conversar, à saída de um concerto de música para crianças, cúmplices nessa grande aventura que é a descoberta da vida:

- nunca mais venho ao Garcia de Resende!, concluía o D enfaticamente para mostrar ao G que não tinha gostado nada do espectáculo! E se o D gosta de espectáculos!
- eu venho não quero é ver mais desta colecção!

Resultado: gargalhada geral das mães!

o pequeno portou-se bem, com duas idas ao WC pelo meio, algum espernear intercalado com momentos de muita atenção e a tentativa (quase) frustrada de galgar a cadeira para se instalar no colo da L.

Dia Mundial do Pão




16 de Outubro é o dia do alimento mais antigo (?) e popular da humanidade.








Desobri esta noite porque é que a compra da máquina do pão vai ser a minha perdição! Às 10h30 estava a comer uma fatia deste pão quentinho e com manteiga! Nem sequer esperei que o raio do pão arrefecesse...pão quente com manteiga e uma chavena de chá de poejo e mel..............

terça-feira, 13 de outubro de 2009

e coisas do avental


no fim-de-semana passado promoveu-se um encontro familiar cá em casa e fizemos umas tigelas de marmelada à antiga!
à antiga quer dizer simplesmente: descascar, cortar e cozer a fruta. reduzir a polme e, depois, envolver no açúcar derretido ao lume. à antiga quer dizer apurar, apurar, apurar ao lume, lentamente, mexendo com uma colher de pau de cabo comprido.
à antiga quer dizer muito trabalho e muito carinho nesta tarefa partilhada, geralmente, entre mulheres.
ficou com este aspecto brilhante, esta cor de outono fabulosa e uma estrutura como se quer: suave mas consistente. dá para cortar às fatias e acompanhar com queijo de Serpa ou da Serra por ex. é uma óptima sobremesa.
ainda estamos em compasso de espera enquanto seca lentamente e espera para ser pincelada com aguardente
e coberta com papel vegetal.
e depois a parte melhor: distribuir!
- Rita ainda não experimentei nenhuma das receitas que me cedeste mas lá chegaremos.

coisas de mãe


na mochila do miúdo chegou mais um daqueles saquinhos de lembranças que os meninos oferecem uns aos outros quando fazem anos.
pode ser que eu seja uma chata intransigente mas, PORRA!, dar um saco de guloseimas a miúdos de 3 anos parece-me uma grande tolice. e isto repete-se uma ou duas vezes por mês o que, multiplicado por pelo menos 10 meses de escola, dá muita porcaria. não podem só levar um bolo simples? substituir os sugos, as gomas, os smarties por um lápis, por ex.? mmmmmmmmmm?

domingo, 11 de outubro de 2009

coisas de felinos


o Migas zanga-se comigo porque lhe barro a liberdade para o terraço e para os telhados dos vizinhos.
não é que me dê prazer cercear a liberdade felina mas também não quero azedar a relação com a vizinhança só porque esta fera gosta de revolver a terra dos vasos e dos canteiros. ainda há pouco tempo alguém aqui da rua me fez queixas porque os coentros não lhe nasceram. e este gordo da fama já não se livra.
sobre os resultados desta noite: demos graças porque Felgueiras acordou. em alguns (outros) concelhos continuam a dormir mas eles lá saberão porquê

sábado, 10 de outubro de 2009

Peço que respeitem a infância, que é o único lugar onde se pode ser verdadeiramente livre.

De vez em quando trago-a para aqui sem lhe pedir nada. Bem sei que é um abuso mas também não lhe peço desculpa por isso. Quem a manda escrever tão bem e de forma tão certeira? E sobre coisas que me dizem tanto?




Adenda : Alertada para a falha que não permite vizualizar o texto original vou deixar aqui o endereço: http://maepreocupada.blogspot.com/. Porque vale a pena ler. Só por isso!

ainda posso escrever isto?

Felizmente acaba hoje a chinfrineira das campanhas para as autárquicas. Está muito par lá das minhas forças aceitar que se possa fazer uma campanha séria, com o objectivo de elucidar os munícipes, discutir ideias e, o mais importante; ouvir, ouvir, ouvir, quando se investe prioritariamente em quinquilharia para distribuir, arruadas, sardinhadas, churrascos, porta-a-porta, caravanas barulhentas, outdors, todo o tipo de cartazes e de delírios programáticos. Não é aceitável, caramba, não é!

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

as decisões da academia

Talvez a academia tenha atribuído o primeiro Nobel ab anteriori. Se o objectivo é, como disse hoje Ramos Horta, comprometê-lo na luta pela paz mundial então está bem, ficamos a saber que lá para os lados da Suécia passaram a dedicar-se ao futurismo.

Quanto ao outro Nobel, o da literatura, devo admitir que nada sabia - e nada sei, sobre Herta Muller.
De entre os eternos candidatos Philip Roht mereceu hoje a minha escolha. Comprei finalmente A Mancha Humana.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

maravilharmo-nos com a vida

a partir de hoje vou andar de olho neste cantinho do meu amigo D.

o D é um verdadeiro príncipe e tem uma paciência de anjo com o meu pequeno - que lhe retribui em adoração. Num destes dias fomos a casa dele jantar e lá voltou a surpreender-nos com a sua generosidade - tinha ali estas meias que são mais ou menos do tamanho do João. são pa ele tá bem?
eu voltei para casa com umas meias na mala, que depois dobrei e arrumei entre as coisas do João e a certeza que não pode haver previlégio maior na nossa vida do que o de ver uma criança crescer!

o D chamava-me Pi quando era pequenino. e eu nunca me hei-de esquecer que ele foi o primeiro bébé que adormeci em cima do meu peito, numa noite em que se agitava e a mãe fora apanhada num imprevisto qualquer.

Até quando pagaremos isto?

Não fora a velocidade dos dias que correm tão bem descrita aqui pelo CJ e já teria despejado a minha indignação mas, como diria o outro, mais vale tarde...

Ando arrepiada com as declarações dos chefezinhos dos nossos partidos políticos: quando os ouço aludir descaradamente a novas eleições legislativas num prazo máximo de dois anos, apetece-me - sei lá, recambiá-los para a Sibéria ou assim.
Dado que estamos em pleno ciclo de eleições - eleições escandalosamente caras, poluentes do ponto de vista ambiental, estético, intelectual, paupérrimas em termos de conteúdos e de comportamento como é que estes indivíduos se sentem tão à vontade a delapidar os nossos (parcos) recursos e a nossa (pouca) esperança? Quem lhes passou carta branca?
Como é que chegamos ao ponto de nos deixarmos representar por partidos e indivíduos que se demitem das tarefas mais elementares, das intenções mais cristalinas, do compromisso mais importante que é o de velar por interesses mais altos do que os seus próprios? Onde é que a coisa descambou?

PORQUE RAIOS NÃO ESTÃO OS PARTIDOS POLÍTICOS PORTUGUESES - QUE PRETENDEM REPRESENTAR A SOCIEDADE PORTUGUESA (pelo menos 60% dela!) COMPROMETIDOS COM ESTA TAREFA, TÃO SINGELA, QUE É ENCONTRAR SOLUÇÕES PARA A CRISE QUE ATRAVESSAMOS?!

Arre!

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

para juntar aos "favoritos"

diz que é uma coisa de inspiração "esverdeada"
diz que são homens e mulher das letras, da política e do jornalismo
diz que são gente que pensa (ó espécime raro!) e que têm coisas para dizer ao mundo
diz que andam num tal frenesim que uma pessoa nem tem tempo de os acompanhar, quanto mais de os comentar
diz que sim, que vale a pena passar por onde os 5 se encontram

para festejar


ter passado por Setembro e entrar em Outubro com os brônquios limpinhos. sem alergias, sem problemas respiratórios e sem necessidade de recorrer à máquina verde! claro que vem aí o pior. meio ano de perigos pela frente.




portou-se lindamente o meu pequeno hoje, quando lhe espetaram uma agulha grossa no braço com a pneum23. ouvi a enfermeira respirar fundo ao meu lado e preparei-me para o pior. mas ele mal reclamou, pegou no Noddy e ficou pronto para sair. ainda aguardamos um bocado no centro de saúde - que ela não sabia bem que tipo de efeitos podia provocar a dita. dormiu duas horas intervalou para comer borrego assado com batata doce e voltou para a cama onde dorme quase há duas horas. um valente este meu filho.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

coisas deliciosas no you tub




já vi isto várias vezes. já me ri a bom rir e agora partilho aqui que vale mesmo a pena...