terça-feira, 13 de outubro de 2009

e coisas do avental


no fim-de-semana passado promoveu-se um encontro familiar cá em casa e fizemos umas tigelas de marmelada à antiga!
à antiga quer dizer simplesmente: descascar, cortar e cozer a fruta. reduzir a polme e, depois, envolver no açúcar derretido ao lume. à antiga quer dizer apurar, apurar, apurar ao lume, lentamente, mexendo com uma colher de pau de cabo comprido.
à antiga quer dizer muito trabalho e muito carinho nesta tarefa partilhada, geralmente, entre mulheres.
ficou com este aspecto brilhante, esta cor de outono fabulosa e uma estrutura como se quer: suave mas consistente. dá para cortar às fatias e acompanhar com queijo de Serpa ou da Serra por ex. é uma óptima sobremesa.
ainda estamos em compasso de espera enquanto seca lentamente e espera para ser pincelada com aguardente
e coberta com papel vegetal.
e depois a parte melhor: distribuir!
- Rita ainda não experimentei nenhuma das receitas que me cedeste mas lá chegaremos.

5 comentários:

Rita Camões disse...

Sofia eu cá por mim já me lançava a essa. Ai mãe que aspecto fabuloso:)

Nós de sobremes gostamos dela com queijo como vocês ou então com maçã crua cortada aos pedacinhos (a maçã tb vai bem com o doce de abóbora).

Os marmelos assados no forno com mel também são bons, experimenta:)

bjkas

ps: nunca te disse mas adoro as tuas crónicas de baton e avental lol

disse...

Um dos homens cá de casa também colaborou. Se for preciso mostro a fotografia...
Com banana também não vai mal...

S disse...

é verdade! temos que fazer justiça e reconhecer que este homem habilidoso descascou marmelos durante, vá lá, 10 minutos!

Rita Camões disse...

Bem bom:) O Jaime apanha os marmelos e põe na arrecadação o resto it´s my job;)

vamos experimentar com banana então:)obrigada.

disse...

Mas eu como marmelada que me farto... com qualquer acompanhamento... é sempre boa.