segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

disciplina?

Há uns tempos no meio de uma conversa com a tia Rosa falou-se de disciplina. E ela, que é mãe da Joana num país bem diferente do nosso, foi logo avisando que a disciplina deve começar cedo - no berço!, dizia ela. Cá os pediatras avisam-nos logo sobre isso tudo, iada, iada, iada...
Aquilo ficou a martelar-me o pensamento. Disciplina, tal como eu a entendia, parecia-me uma enormidade. Até que li o Dr Spock e vi a coisa por um outro ângulo. Penso que era também o dela mas ainda não confirmei.

Primeiro alerta: disciplina não é igual a castigo. Essa é só uma parte e uma pequena parte do processo.
Outros alertas que receberam a minha concordância porque vão mais ao encontro da minha maneira de ver a educação do miudo:

A child needs to feel that her mother and father, however agreeable, have their own rights. They know how to be firm and won't let her be unreasonable or rude. She likes them better that way. Their firmness trains her from the beginning to get along reasonably with other people.

Posto isto acho que vale a pena, pelo menos, ler o que o homem tem para dizer sobre a educação dos miudos. Eu gosto de espreitar aqui http://www.drspock.com/ de vez em quando.

Sem comentários: