quinta-feira, 5 de março de 2009

reportagem sobre a vidinha

Jantar na cantina de um hospital é uma verdadeira incursão sociológica ao mundo das hierarquias profissionais, onde raramente se misturam estatutos, categorias e lugares na pirâmide.

Na perspectiva da outsider (eu) as fardas ditam os lugares. Médicos permanecem inacessíveis, mesmo na cantina. O pessoal auxiliar chega em matilha (aparentemente por sector de actividade), falam muito, comem muito e espiolham à sua volta trocando informações - geralmente escabrososas, sobre meio mundo. Sabem tudo.

Os tecnicos também vão por serviço/área de especialidade. Chegam em grupos mais pequenos. Cumplices. Alguns mais requisitados que os próprios médicos. Alguns independentes no trabalhinho que desenvolvem. Outros armados em salazar de guichet.

E há ainda os enfermeiros, estes eternos insatisfeitos que, nas suas próprias palavras, mantêm a saúde a funcionar e ninguém lhes dá crédito por isso. Já os ouvi a rosnar, nas costas dos médicos que não percebem um cu do que se passa com os utentes/doentes mas que ainda assim ousam intrometer-se em trabalho alheio.

A malta consegue sentir estas crispações todas no ar quanto mais no corpinho - em tendo o azar de lhes cair nas mãos!

Caiu-me mal o jantar, pronto. Não saí dali nada descansada.

2 comentários:

Nádia disse...

Olha tens é que experimentar legumes à Bras! Mnha Mnha!! Isso sim cai mesmo bem!!

Anónimo disse...

Apesar do estudo interessante que proporciona, espero é que esteja terminado esse tempo de hospital...
Temho tido vomtade de te ligar,mas fico sem saber se será o mais oportuno...
Aqui sim, posso expressar os votos de que melhores cenários venham com a primavera, até porque temos pretexto para uma festa, ou não é?
Bjs para ti e muitos para o João! Dores