segunda-feira, 23 de março de 2009

o famoso "não"

Na revista visão da semana passada vinha uma entrevista com Aldo Naouri sobre os filhos tiranos dos nossos tempos e a incapacidade dos pais modernos em dizer não. Nas últimas duas semanas passaram-me pelos olhos vários artigos/matérias sobre o mesmo tema, em publicações diferentes, incluindo meia duzia de blogs (babyblogs) que visito de vez em quando.
Isto deixou-me desconfiada.
Se descontarmos a parte em que a agenda noticiosa/temática dos diferentes órgãos de comunicação social parece decidida em conjunto, o fenómeno do consumo instântaneo - que faz com que uma parvoíce dita aqui seja logo assumida como verdade inquestionável ali, os efeitos de um certo estilo de vida que parece caracterizar os nossos tempos e que, de facto, se traduz em falta de tempo para tudo e mais alguma coisa incluindo os miudos, o que é que sobra?

Mais uma corrente da pedagogia a zurzir os pais, que agora são maus pais, porque não sabem dizer "não" aos filhos? Então e aquela parte, já muito antiga, em que se dizia que os pais é que sabem o que é melhor para os filhos?

2 comentários:

Ana Clérigo disse...

Minha Cara Sofia! Como é obvio sendo uma area predilecta tinha de dar a minha achega.
Se só se disseres "sim" a um filho estarás a educá-lo?Ou estarás somente a compensá-lo depois de um dia de ausência...todos precisamos de ouvir "nãos", que em parte nos ajudam a aceitar realidades e a educar-nos para um cidadania responsável.
Se não disseres "não" ao teu filho, ele mais tarde não vai aceitar um "não" vindo de um professor ou um "não" vindo de um empregador, o "não" não dói não é passivel de traumas, é antes pelo contrário uma forma mais realista de preparação para o futuro.Até porque se não disseres "não", o teu filho vai exigir-te cada vez mais até ao ponto em que tu não possas ceder e nessa altura, ele não aceitará o teu "não".
Está pedagogicamente correcto numa educação equilibrada dizer sim e dizer não, contudo tendo sempre o cuidado de dizer o porquê do nosso "não".
Beijoquinhas
Ana Clérigo

S disse...

ó Ana mas é claro que os miudos precisam de ouvir não e de ouvir sim e de aprender a lidar com a frustração. o que não se pode é abordar estas questões por modas e nisto, desculpa-me lá, mas a pedagogia é mestra.
agora está na moda dizer que os pais de hoje se deixam tiranizar - vê lá tu bem a dimensão da coisa!!!, pelos filhos, que não sabem dizer-lhes não e que estão a criar monstros.
e depois surgem aquelas "ajudas" todas para a família do género educar para a parentalidade, coaching para a família, etc, etc.
mas afinal não foi sempre a família que educou e que socializou os miudos? tradicionalmente não são os pais que, de uma forma ou de outra; melhor ou pior criam as criaturas que hão-de enfilareirar as gerações seguintes? então...é deixá-los. é deixá-los!