segunda-feira, 19 de julho de 2010

a joia do caucaso


Desde sábado passado que sou responsável por uma pequena cultura de Kefir. Chegou às minhas mãos num frasquinho pequeno, cheio de água e uns granulos muito parecidos com couve-flor.

De modo que vou experimentar pela 1ª vez este produto fermentado que, pelos vistos tem imensas propiedades terapêuticas, terá a sua quota-parte de responsabilidade na longevidade de alguns povos e tem esta lógica que me encantou que é a de passar de mão em mão num gesto de oferta e de partilha. Se tudo correr bem dentro de alguns dias também já terei alguns granulos para ofertar.

Alguém se candidata?

10 comentários:

Zuza disse...

eu? :)

Zuza disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rita Camões disse...

:) obrigada Sofia tb temos embora eu não seja muito fã. o usband mete no iogurte de manhã, eu n consigo lol.

beijos cachopa gira:)

S disse...

Bem...Zuza eu mando mas como e para onde?

Rita que diz o corajoso sobre os benefícios? No iogurte até se papa mas não é pera doce não é não senhora.

Rita Camões disse...

Diz que misturadito com o iogurte nem se nota:SSS eu não quero nem vou confirmar lol.

Nádia disse...

Afinal a que sabe?

S disse...

sabe a leite azedo, a iogurte natural sem açucar. a cultura fermenta o leite e depois mistura-se no iogurte, pode fazer-se um batido, ou qualquer outra bebida. o ideal é consumi-lo sem o cozinhar.
mas come-se bem é só uma questão de hábito.

Nádia disse...

já começaste a notar os beneficios? estou curiosa! :)

S disse...

o hábito ainda não está consolidado....
nos primeiros dias limitei-me a fazê-lo para que a cultura não morresse.
depois comecei a introduzir pequenas quantidades no iogurte ou no leite com cereais.
tenho ideia que nós estamos mais familiarizados com sabores mais doces e isso dificulta um bocadinho a adesão ao kefir.
agora bebo o equivalente a meio copo (de água) puro ou misturado, uma vez por dia em geral de manhã.
a minha barriga tem funcionado melhor mas eu não sei se é disso ou da água que o calor me faz beber.

em todo o caso se fizeres uma pesquisa Nádia, vais ver que está generalizada a ideia de que o kefir tem propriedades terapeuticas e muito benéficas para a nossa saúde.

Nádia disse...

Huumm parece bem... Estivesse eu em Beja e pedia-te um bocadito da cultura! :)