quarta-feira, 14 de julho de 2010

encontros imediatos

ontem e hoje fiz o mesmo percurso de carro, por uma estrada secundária, aí pelas 10 da noite. ontem e hoje cruzei-me com uma raposa - quase no mesmo sítio. abrandei com esperança (hoje) porque queria mirá-la bem. não me deixou claro mas ainda pude apreciar-lhe a cauda farta e alaranjada. são alaranjadas as raposas não são? acho que nunca tinha vista nenhuma ao vivo. de noite descubro sempre uma quantidade de vida que durante o dia me escapa: mochos e corujas, coelhos aos saltos - que me obrigam a desviar o carro, apagar luzes, parar no meio da estrada para que possam escapar. gatos, cobras (que odeio), ratinhos velozes a atravessar a estrada.

4 comentários:

J. Rodrigues Dias disse...

Lontra

Um dia, ao entardecer, um só dia,
Por cão acossada (ou guardada?),
Em charca com o sol já minguada,
Vi o que só de ouvir, imaginada,
Em terras nordestinas tinha visto
Em ribeira em verão já parada:

Uma bonita lontra em granito deitada,
No meio da charca com o sol já minguada,
Talvez cansada do nadar rápido nunca visto
De lontra, um dia, ao entardecer, um só dia…

Évora, 2010-07-14

J. Rodrigues Dias

kuka disse...

A palagem das raposas varia de cor. Já tenho visto em tons prateados.
Há cerca de dois anos, diáriamente ao entardecer, vinha por aqui uma raposa.
Comia os restos que eu deixo na rua, para os gatos. (Não possuo gatos mas abandonaram por aqui alguns que se têm reproduzido) Quando há noite encerrava o restaurante e saía pela porta das traseiras, lá estava ela. Ficava a olhar para mim muito atenta e pronta a fugir ao menor sinal de perigo. De um dia para o outro deixou de aparecer. Tive esperança que talvez estivesse prenhe e as crias tivessem nascido, mas não. De certeza ficou nalguma armadilha que os meus vizinhos costumam montar nos galinheiros.

S disse...

bem..."googlei" raposa e apareceram-me umas quantas imagens bem engraçadas. E, de facto, havia lá uma meia prateada. Pareceu-me uma "jovem". A mudança de cor tem a ver com o quê? Idade, época do ano, ciclos, esse tipo de coisa?

que privilégio Kuka poder aimentar e ver de perto um destes bichos.

kuka disse...

Não sei se mudam de cor com a idade.
Nunca me debrucei sobre isso.
Sei apenas que existem muitas por aqui. Esta terra denomina-se: Raposeira. Não sei se tem algo a ver com isso.