terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Ponto Pé de Flor

A primeira coisa que li dela nem sequer foi o Adeus Princesa. Foi antes um livro delicioso que fala sobre a amizade entre mulheres. Sobre amizade e lealdade. Entre mulheres (!) que é coisa rara, convenhamos. É o Ponto Pé de Flor.
No meu grupo de amigas da universidade oferecíamos aquele livro umas às outras, por ex. quando se fazia anos. Era um ritual cheio de significados. Às vezes, no meio da galhofa, uma de nós rosnava "eu ainda nem fiz 50 anos". Só para quem tinha lido... Também adoptamos (ainda que por pouco tempo), o carinhoso tratamento de "mula". Enfim, coisas de há quase 20 anos!
Uma de nós tinha-a como modelo de mulher inteligente, de modo que sabia sempre tudo sobre ela. E nós também, por arrastamento. Eu, para ser do contra, tinha adoptado a outra, a Ferreira Alves. No meio das disputas insultavamo-nos: a tua Clara é uma snob!, ao que eu rispostava: e a tua uma bimba que nem se sabe vestir. Acabavamos a rir e a trocar os livros delas que conseguíamos comprar (poucos pois claro, que os tempos não eram de grandes farturas).
E foi assim que me habituei a ter esta mulher dos sete ofícios debaixo de olho e, sobretudo, a admirar-lhe cada vez mais a ousadia.
Que é um percurso de ousadia o dela. E é, sobretudo, por isso que eu gosto das fotos.


2 comentários:

Rita Camões disse...

Não conhecia, vou procurar e adquirir:)

Sofia ontem lembrei me tanto de ti, fiz uma compota de laranja, com uma laranjas ranhosas que andavam aos tombos na fruteira, olha ficou tão boa:)

Beijos para ti e para o cachopo (e para o Zé vá lol)

S disse...

uau! estou cheia de inveja! nunca fiz compota de laranja. e que tal? como é que fizeste?
no fim-de-semana passado tinha uma abóbora optima (e destinada a uma bela compota) mas depois não arranjei tempo e acabei por fazer só uns muffins e congelar o resto para sopa.