quinta-feira, 13 de outubro de 2011

a moda - essa ditadora




a moda interessa-me por duas razões:


(i) a primeira tem a ver com a sua relação com os modos de vida, os papeis sociais, o poder da industria, a massificação, etc. ela é um testemunho da evolução histórica e sociológica dos povos e, sob esse ponto de vista, o seu legado é insubstituível. a primeira vez que me apercebi disto foi durante uma visita ao museu do traje em que um guia brilhante estabelecia uma relação inesperada (para mim), entre o papel da mulher na sociedade e a forma como vestia. fiquei siderada, presa a cada palavra - acho que ainda hoje me lembro de algumas expressões e já lá vão muuuuuuuuitos anos.


(ii) o segundo aspecto que me interessa é o conceito de estética e a forma como evoluiu ao longo dos anos. o que é bonito? o que é elegante? o que celebra a natureza dos corpos?


e é verdadeiramente intrigante - desarmante perceber como este conceito é tão elástico. ou se calhar não. que há de bonito, de elegante, nos "tijolos" que se recomendam para o próximo inverno?!






Sem comentários: