terça-feira, 15 de março de 2011

15 de Março


Hoje é o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor.

Eu acredito que o consumidor esclarecido pode, de facto, mudar muita coisa na nossa sociedade. E mais, estou firmemente convencida que as pequenas acções do dia-a-dia - as tais que não têm a cobertura mediática nem a simpatia dos shares, é que vão romper com este modelo de sociedade, com esta ordem sufocante em que nos deixamos enredar.


A forma como escolhemos gastar o nosso dinheiro (pouco ou muito não interessa), como fazemos valer os nossos direitos, como privilegiamos uma empresa com boas praticas, como lidamos com a publicidade enganosa, tudo isso define a maneira como queremos ser tratados. Não é o consumo em si que interessa mas a maneira como o fazemos.

2 comentários:

Anónimo disse...

Para escolher uma ou outra maneira de consumir é necessária, informação e a construção de consciências individuais e colectivas... e aí vamos nós, devagar, devagarinho.

Beijos
Dores

S disse...

Isso é verdade mas a solução está ao nosso alcance. É tão facil verificar pequenas coisas como a origem dos produtos, a composição, recolher alguma informação sobre a localização das fabricas, etc.
Quando dou formação, nomeadamente cidadania trabalho imenso estas questões. vou com os formandos para as lojas, escolhemos, comparamos, fazemos pesquisas, etc. no inicio resistem, começam por dizer que não têm tempo para estas coisas nem sabem...
mas quando deixam de comprar gomas, quando começam a identificar os nomes do sal e do açucar nos ingredientes, quando me dizem que pensam duas vezes antes de ir comprar bugigangas às lojas dos chineses eu dou o meu tempo por bem empregue.é claro que isto não vai mudar a sociedade mas estou convencida que alguma coisa lá fica.