terça-feira, 7 de abril de 2009

mundos paralelos

algumas coisas do João têm sido destinadas a uma miudo que tem mais ou menos a idade dele mas "é muito pequenino", segundo as palavras da tia.
um dia destes estava ela a explicar-me

- ele tem olhado sabe...
- mas como?, perguntava-lhe eu, na tentativa de atinar com o rumo da conversa
- é da inveja. há bom olhado e mau olhado. sem querer eu posso deitar-lhe olhado sabia?, mas o dele é dos maus. há muita inveja...
- inveja?, a minha incredulidade foi, ainda assim, vencida pela curiosidade
- sim, as irmãs dela estão grávidas mas vão ter meninas e queriam um rapaz como ele. por isso deitam-lhe olhado e ele está sempre doente...
- doente? um arrepio
- sim. perde o apetite, fica constipado, entupido,...depois mandamos benzê-lo e melhora!
- óh mas as crianças assim pequenas estão muitas vezes doentes. não vê o João?, é preciso levá-los ao médico! vocês não o levam ao médico?
- mandamos benzê-lo, ela a insistir, mas às vezes também o levamos ao médico...(suspiro - meu, de alívio). ela põe um dedo no azeite e depois num prato com água. se o azeite se espalha em bolinhas é mau-olhado. depois ela reza e fica tudo bem. se fica todo junto é porque não é nada.
- mas e ele?, pergunto, ele depois fica bem?
- sim. melhora e volta a comer. eu dou-lhe tudo sabe. sou madrinha dele e dou-lhe tudo o que ele quer. habituei-o a beber sumo às refeições e ele agora só quer isso. a mãe é uma miuda que só tem 17 anos e está outra vez grávida! mas o pai da bébé fugiu. ela não sabe dele. quer dizer sabia onde ele vivia e sabia o nome dele...
- o nome dele?, repito aparvalhada
- mas ele agora desapareceu. há mais de dois meses que não se sabe nada dele. ela é muito criança, insiste, muito solícita, a explicar-me tudo.
a nausea aperta-me a garganta. parece que alguém me fechou a porta do ar.

1 comentário:

Rita Camões disse...

De facto são mesmo mundos à parte, mas o pior é que estão ali mesmo ao nosso lado.

bjkas para ti e para o cachopinho