terça-feira, 13 de outubro de 2009

coisas de mãe


na mochila do miúdo chegou mais um daqueles saquinhos de lembranças que os meninos oferecem uns aos outros quando fazem anos.
pode ser que eu seja uma chata intransigente mas, PORRA!, dar um saco de guloseimas a miúdos de 3 anos parece-me uma grande tolice. e isto repete-se uma ou duas vezes por mês o que, multiplicado por pelo menos 10 meses de escola, dá muita porcaria. não podem só levar um bolo simples? substituir os sugos, as gomas, os smarties por um lápis, por ex.? mmmmmmmmmm?

6 comentários:

Rita Camões disse...

No JI da Mariana pediram para não oferecer nada dessas coisas.É uma escola pública há lá muitos meninos que não têm possibildades de levar um bolo para festejar o aniversário, quanto mais oferecer presentes aos outros meninos, pelo que a educadora optou por pedir aos encarregados de educação para não levarem nada disso nos aniversários. Ah e no JI também estão a promover um programa contra a obesidade infantil, onde essas sacadas de porcarias não têm qualquer encaixe.

Por outro lado tiveram a excelente ideia de pedir aos meninos que vivem em meios mais rurais (tipo os meus lol) para levarem alguns produtos da época para partilhar com os que vivem no centro da cidade (tipo castanhas, nozes, etc).

ó pá desculpa o testamento...

S disse...

pois....quem me dera que se lembrassem de sugerir o mesmo na escola do miudo. e essa ideia de partilhar produtos da época é optima. de certeza que há uma data de snaks possíveis e saudáveis para os miudos em vez daquela coisada do açucar e dos corantes. chiça! em que consiste o programa contra a obesidade infantil?

Rita Camões disse...

Promover tudo o que é alimentos saudáveis, tipo; os cachopos levam uma lista de sugestões para o lanche da semana, pão com manteiga, ou com marmelada, ou com geleia (é sempre pão), uma peça de fruta, e água (nunca sumos, ou outo tipo de refrigerantes).
Todas as semanas é a semana de um vegetal e/ou fruto diferente, nessas semana aprendem os beneficios do dito para a saúde e bem estar. Ao mesmo tempo que vão promovendo os alimentos saudáveis vão despromovendo os doces, os fritos, etc. A lavagem cerebral é tanta que a cachopa faz-me verdadeiras perseguições ás ementas lol. Passa a vida com : "ó mãe não faças isso que tem nãoseioquê que faz mal ao coração" enfim é de rir mas é muito bom também porque assim começam a toma consciencia que algumas comidas matam:S(lentamente mas matam)
Ah e o horror de ficar com os dentes podres, nem te passa:D

bjkas e mais uma vez desculpa o testamento...

S disse...

ora aqui está um conjunto de iniciativas simples mas eficazes. parece-me muito bem!

o miudo cá de casa come lanches desse tipo incluindo fruta. o problema maior é o que os outros levam que depois lhe desperta vontade de provar/comer: batatas fritas, gomas e outras coisas desse calibre.
vou ter que me filar à educadora para ver se conseguimos mudar alguma coisa.

há um leite com chocolate que ele bebe que é o da Agros; não tem açucar. já experimentaste?

Rita Camões disse...

Sim é bom:)
e o novo da mimosa também. (penso que é mimosa bem mais)

Bjkas

Rita Camões disse...

Sofia é bem essencial e não bem mais (esse é o iogurte).

beijocas