sexta-feira, 30 de outubro de 2009

expectativas

Amanhã deverá acontecer qualquer coisa no ministério da educação não é? Quer dizer toda esta enorme confusão em que se tornou a avaliação de desempenho dos professores deve produzir alguma coisa não?
Subitamente a oposição parece estar toda de acordo sobre a necessidade de suspender já este modelo de avaliação proposto pelo PS. Parece que até concordam que os professores devem ser avaliados não podem é ser avaliados com o modelo do PS.

Em tempo de campanha nenhum partido disse que concorda com a avaliação. Todos brandiram a suspensão desta lei mas não avançaram mais nada que estes tipos não são nada parvos e o que interessava era capitalazar alguns milheres de votos dos professores zangados. O que até acabou por acontecer.

Agora já podem dizer que até concordam com uma avaliação, não pode é ser esta. E então exigem que se suspenda já todo o processo. E que depois passemos as próximas décadas a estudar e a debater como é que vamos fazer a avaliação destes profissionais. que é a solução mais praticada em Portugal: não tomar decisões e mandar fazer muitos estudos.

Ora eu concordo com a avaliação dos professores e com este modelo. Não concordo com as razões que o motivam, que são puramente economicistas e têm resultados absolutamente desastrosos. Não concordo com este atentado à dignidade e à autonomia que se tem feito a esta classe. Não posso concordar com este extremar de posições que tornou quase impossível uma negociação sensata entre a tutela e os sindicatos.
Se a anterior ministra saiu mal na fotografia os líderes sindicais também não lhe ficaram atrás.

Espera-se mais desta nova equipa pois que dos partidos políticos, já se percebeu, nada de novo e construtivo se ouvirá. Pior para nós.

Sem comentários: