terça-feira, 27 de dezembro de 2011

uma boa tradição

pode dizer-se que estamos em plena época de exagero cá por casa, tal foi a quantidade de fritos, chocolates, doces, frutos secos, pratos e pratinhos que se comeu (e continua a comer). diz que tenho desculpa mas não é bem verdade.
falta ainda experimentar uma receita de bolo-rei na maquina do pão - a testar amanhã ou depois e os sonhos de abóbora (uma receita que me deram). hoje li um texto muito interessante sobre este sentimento que nos faz correr no natal e não posso estar mais de acordo: Jingle bells, suckers! no ardeu-padaria. Para mim, pelo menos a caricatura assenta como uma luva.

Penso que foi Guiddens quem escreveu, em tempos, algo sobre a tradição procurando explicar como isto das tradições é muito relativo e que, a maioria, são habitos adquiridos após a revolução industrial. Isto é, habitos de uma sociedade moderna, automatizada, produtora de quantidades e de padrões e, por isso mesmo, estimulando o consumo. Claro que sim. O sociólogo tem toda a razão embora não me faça diferença nenhuma perpetuar uma tradição com poucos anos e até iniciar as minhas próprias tradições.

Sem comentários: