sábado, 3 de setembro de 2011

as maravilhas da gastronomia portuguesa

não tenho duvidas que temos na nossa gastronomia mais tradicional muitas maravilhas que podem ir a concurso e, de um modo geral, há verdadeiras revelações para o palato em todas as regiões portuguesas. é verdade que em alguns sítios se preservou melhor e se conhece mais a cozinha tradicional e noutros cedeu-se a inovações, descaracterizou-se o modo de comer pelas mais variadas razões, nem todas justificáveis.

num destes dias comi xerém com conquilhas ou papas de milho que podem ser acompanhadas por conquilhas ou ameijoas. as papas de milho comem-se (comiam-se) em varias regiões do país ora doces, ora salgadas, como acompanhamento, como prato principal ou até como sobremesa. às vezes tenho tantas saudades de comer papas de milho que as faço de manhã (com leite, açúcar, canela e limão) para um pequeno almoço diferente.
enfim, justifica-se que as ditas sejam elevadas à categoria de maravilha da gastronomia nacional?!


uma ultima nota: porque diabo o arroz de marisco (e outros arrozes de peixe) são cozinhados com arroz-agulha? se somos produtores de óptimos arrozes carolinos (de grão mais curto mas mais gordo e permeável aos sabores) porque é que estes pratos não são feitos com eles?
alguém já viu um italiano prescindir do seu fantástico arroz para cozinhar um risotto?

Sem comentários: