quarta-feira, 21 de setembro de 2011

pormenores



e o jardim tão atrasado!
já lá vão 4 meses e ainda não consegui organizar o jardim como queria. a este nível a coisa correu tão mal que não consegui ter uma única flor para corte durante todo o verão.
é tempo de enterrar os bolbos que darão cor a estas bandas lá para a primavera. até agora plantei algumas tulipas e uma ou outra fresia. deixa ver se não me esqueço que ali estão.

as minhas primeiras experiências como jardineira deixam muito a desejar...

terça-feira, 20 de setembro de 2011

e aí vai ele para mais uma voltinha

Paços Coelho dá um tau-tau em Alberto João Jardim "ó menino agora não vou participar na sua campanha para as regionais, está de castigo por ter andado a gastar mal o dinheiro do país e a fazer de mim e de todos parvinhos. Comporte-se menino, pode ser que assim tenha umas prendinhas ainda antes do natal." Vá lá, nem eu que sou uma maezinha permissiva faria melhor!

traços de identidade










mercado de Olhão






onde a terra e o mar se encontram. velhos e novos e tantas maneiras diferentes de viver. infelizmente estão tão pouco valorizados. alguns até têm edifícios novos, bem equipados mas, regra geral, são tão pobres, tão pouco atractivos. uma pena...


neste caso o do peixe é bem interessante, o outro (das verduras e afins) nem por isso, apesar de ser grande, com muita luz e, pelo menos aparentemente, com boas condições.


apesar de tudo tive uma conversa bem interessante com uma das vendedoras onde comprei amêndoas e alguns bolos de alfarroba. as amêndoas locais mal tratadas ao lado de umas outras grandes e luzidias que pelos vistos chegam da Califórnia e que ela quis vender-me como produto de 1ª categoria. recusei. recuso-me a aceitar esta subserviencia em relação a tudo o que vem de fora.





segunda-feira, 19 de setembro de 2011

perspectivas e afectos em serralves




















e porque só as crianças nos devolvem um certo olhar sobre as coisas vale a pena espreitar a exposição sobre as cidades no secção educativa.

em Gaia


















vale a pena espreitar o parque biologico de gaia e passar lá o dia com a miudagem se for o caso. os espaços para comer e descansar também são muito agradaveis.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

coisas de vizinhança

no passeio nocturno que ganhamos o habito de fazer, conheci a maria - uma labradora adulta e muito obesa mais a sua dona simpática, a quem apresentei a nossa jovem mimi e o também jovem João, que se agarrou à maria presenteando-a com muitos beijinhos.
voltei para casa derreada, que segurar uma cadela pela trela e trazer o miúdo pela mão é coisa séria e, a jurar a mim própria que é absolutamente essencial que a cadela comece desde já a fazer dieta. não queremos cá obesos.

dez anos: uma oportunidade perdida

a propósito dos dez anos que passaram sobre a tragédia do dia 11 de setembro: esta foi a década em que muito se regrediu em termos de respeito pelos direitos humanos a começar pela dignidade a que todos temos direito. e isto aconteceu também nos países ditos desenvolvidos. uma fatalidade. uma ironia.
cresceu drasticamente a intolerância, a desconfiança, o preconceito em relação a tudo e a todos os que são diferentes de nós. entristece-me o agudizar do discurso político de tantos lideres mundiais que arremessam acusações contra a pluralidade, contra a sociedade multi cultural.

é uma decepção constatar que não aprendemos o essencial com esse dia fatídico.

sábado, 3 de setembro de 2011

as maravilhas da gastronomia portuguesa

não tenho duvidas que temos na nossa gastronomia mais tradicional muitas maravilhas que podem ir a concurso e, de um modo geral, há verdadeiras revelações para o palato em todas as regiões portuguesas. é verdade que em alguns sítios se preservou melhor e se conhece mais a cozinha tradicional e noutros cedeu-se a inovações, descaracterizou-se o modo de comer pelas mais variadas razões, nem todas justificáveis.

num destes dias comi xerém com conquilhas ou papas de milho que podem ser acompanhadas por conquilhas ou ameijoas. as papas de milho comem-se (comiam-se) em varias regiões do país ora doces, ora salgadas, como acompanhamento, como prato principal ou até como sobremesa. às vezes tenho tantas saudades de comer papas de milho que as faço de manhã (com leite, açúcar, canela e limão) para um pequeno almoço diferente.
enfim, justifica-se que as ditas sejam elevadas à categoria de maravilha da gastronomia nacional?!


uma ultima nota: porque diabo o arroz de marisco (e outros arrozes de peixe) são cozinhados com arroz-agulha? se somos produtores de óptimos arrozes carolinos (de grão mais curto mas mais gordo e permeável aos sabores) porque é que estes pratos não são feitos com eles?
alguém já viu um italiano prescindir do seu fantástico arroz para cozinhar um risotto?