quarta-feira, 31 de agosto de 2011

ultimo registo do verão

Eis que Agosto vai chegando ao fim, sem me deixar ponta de saudade. Ferias, isto não é uma queixa sequer, significam apenas uma pequena alteração no tipo de tarefas que tenho a meu cargo. De resto há já muito tempo que não me lembrava de um verão tão ameno, tão pouco verão - e esta parte sim, agradeço.
Brevemente voltaremos para a segunda parte do ano, esta sim, a que mais me agrada.
Faz um ror de anos que a mulher que me gerou (e aos meus irmãos) se foi e esta é, seguramente, a pior herança desta epoca do ano.


Como registo: o dia está cor de prata, almoçamos ameijoas e peixe grelhado, os homens dormem a sesta, as listas de colocação de professores deixaram muitos dos meus conhecidos e amigos em estado de depressão, as notícias não auguram nada de positivo para os próximos tempos. O governo anuncia cortes históricos. Eu, no lugar de Nuno Crato, teria vergonha de pertencer a este governo e de ser pau mandado da troika, no que à educação diz respeito. Caramba, o ministro da educação não é um gajo qualquer!
Metade do país está fechado, só ainda não o percebemos porque uns estão de ferias e outros andam entretidos com os jogos do benfica.


terça-feira, 16 de agosto de 2011

mais do mesmo

a troika manda avisar que já chega de aumentar impostos em Portugal. de caminho manda dizer também que o essencial não foi feito - cortar despesa/peso do estado mas o novel governo não parece muito interessado nisso. alguém ainda se lembra que PSD e CDS tinham as contas todas feitas e que sabiam exactamente onde cortar? alguém se lembra de ouvir Paulo Portas clamar contra os salários e os prémios indecentemente altos dos gestores publicos e da classe política? guess what, o mesmo Portas assegura que a redução da despesa no "seu" ministério não será feita à custa de salários e pensões.
ao fim de um mês de governo em que Paços Coelho e Portas fizeram tábua rasa de todas as promessas eleitorais ainda há esperança em Portugal?

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

destes dias

olha...a inglaterra amotina-se.
a frança assobia para o lado e a alemanha disfarça.
itália treme e espanha cerra os punhos. portugal...diz que está na mesma. que a mesma paz podre consume tudo e que os ministros (os novos, os tais que íam falar verdade) não param de nomear, que o banco publico aumentou o numero de cargos executivos e que as empresas publicas afinal não vão ser transparentes.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

pornografia é isto

nas televisões ocidentais espreita-se a vida dos gordos e a sua luta diária para perder peso, acompanha-se, com uma religiosidade inquebrantável, os devaneios dos chefs e as suas loucuras culinárias. na outra parte do mundo morrem crianças (diz -se que mais de 29 mil até agora) de fome, de diarreia, de desidratação.

e não há nada que equilibre esta balança?
não vos doem as imagens dos pequeninos cuja esperança se apaga?
não vos tiram o sono os olhos esbugalhados, as moscas que se lhes colam à pele?

não há um grito de protesto que vos sacuda as vidinhas, que vos rasgue as gargantas, que vos rompa as barrigas anafadas?!

se, suponhamos isto, nos mandassem aquelas crianças para alimentarmos, cuidarmos, amarmos, não abriríamos a nossa porta?

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

sou suspeita mas...

depois de 400 km de viagem ansiava por um jantar rapido e tranquilo, ainda a caminho de casa, uma tentativa de desentorpecer os membros, acalmar a criança farta da cadeira e da viagem e descansar, num restaurante que já conhecemos e que costuma estar relativamente calmo. puro engano: uma massa suada, eufórica, rude e intrometida povoava a sala, assistia ao benfica e devorava comida e cervejas. um episódio nada agradável que me fez desejar mentalmente que se exterminasse o futebol da face da terra.