sábado, 30 de agosto de 2008

Estamos de volta!

15 dias volvidos e tenho que concluir que as férias não me trazem nenhum descanso físico. Mas isso agora - como dizia a outra, também não interessa nada de modo que cá estamos para a segunda parte do ano.

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

no pictures

continuamos sem máquina. raispartam a pixmania...

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

eu armada em espertalhona

descobri uma estratégia que parece eficaz para lidar com as birras do João: quando ele dá início ao choro sem lágrimas (ou com, não interessa) para fazer valer a sua digo-lhe logo que se vai fazer birra vai fazê-la sózinho que eu vou-me embora.

E não é que resulta?! Ele cala-se, fica um bocadinho amuado e depois desiste da estratégia. Bom...é verdade que ainda não a experimentei em público.

o outro lado da coisa...

está visto que passarei a relatar mais episódios da escatologia infantil cá de casa. para o que uma pessoa está guardada!!! hoje depois de muito insistir com ele para dizer cócó lá saiu um coccoc!

e isto é para não me lembrar das duas vezes em que já tirou a fralda com um dos grandes e a espalhou pela cama e...por ele próprio. ou da outra vez em que resolveu fazer um cócó na piscina e depois saiu de lá a toda a velocidade...

será que não há maneira de passar esta fase em velocidade acelerada?

os bolos de aniversário

anda fascinado com os bolos de aniversário. Escolhe propositadamente os dois livros que têm imagens de bolos. Um do Winnie e um outro de imagens avulsas. E depois pouco se detém nas outras páginas. Procura aquelas, pede que lhe cante os parabéns, sopra as velas, etc., etc. Vamos lá a ver se não pede outra festa de anos!!!

Além disso os bolos deixaram de ser bô e passaram a ser pan. Será que anda aqui uma grande confusão?!

terça-feira, 12 de agosto de 2008

desfralde






Demos início ao desfralde. Mas, como ainda não se assumiu completamente que é um assunto para levar a sério a coisa tem andado a meio gás.

Ele até alinha e senta-se no bacio. Mas cá em casa ainda não houve sucessos. Com a tia sim.
Até diz "xixi". Tira a fralda sempre que pode. E mexe nela - imagino eu, quando faz alguma coisa. Assim resolvemos assumir que vai estando pronto para a grande etapa. Eu é que nem por isso mas lá resolvi assumir que sim, que vamos passar ao desfralde.

em contagem descrescente

para as férias.

dorminhoco

Tenho que tomar nota disto - tal é a raridade do acontecimento, esta noite o filhote dormiu 12 horas!

Foi para a caminha por volta das 9h30 (a tentar protelar, diga-se de passagem, pois percebeu que havia alterações na rotina. A D veio cá jantar) e hoje acordou assim lá para as 9h30.

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Começaram!



Começaram os Jogos - essa grande Festa do Desporto e das Nações!
Esperemos agora que depois do dia 23 algum legado positivo reforce a mudança que já vai soprando por aqueles lados. Bem precisam.

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

da especificidade de cada filho

ou as reflexões filosóficas da mãmã Dores acerca da educação dos filhos!!!

Concordo com o que dizes acerca da massificação e dos seus efeitos nem sempre benéficos. Mas também é verdade que, por vezes, a massificação fornece os padrões e tal e tal que dão alguma sensação de segurança aos pais. Pelo menos aos de 1ª viagem como é o meu caso.
Vê bem a brincadeira do percentil e como isso se reflecte nas nossas preocupações do dia a dia. Ou porque tem peso a menos, ou porque é pequeno, ou isto ou aquilo. E não é uma questão de gostar mais ou menos é, acho eu, uma questão de (falsa) segurança! Enfim...estás de volta aos teus vários trabalhinhos???

já ajuda!

Hoje pai e filho a pôr a mesa no quintal para o jantar. O filhote levou garfos e facas, entregou os pratos ao pai - um de cada vez!, levou os guardanapos, a colher para servir o arroz e a base para a panela! E o copo dele com sumo de laranja, claro!
Comeu arroz de tamboril connosco e, no final, lambuzou-se todo com melancia.

Para terminar ainda demos um saltinho à rua de trás para ele ver o cão barulhento da vizinha - a pedido.

e o mundo?

e assim...mal sei as novas do que se passa lá fora...

destes dias (II)

O puto dorme a sesta da manhã. Finalmente...

Eu - que depois de ter acordado às 8h30 da manhã esfomeada só pude satisfazer a minha gula lá para as 10h e tal, estou aqui a organizar o resto do dia. Computador e relatório só ao fim do dia. O resto e tudo e tudo com ele durante...

O sol levantou-se disfarçado a deixar-nos acreditar que hoje seria mais tolerante mas foi mais um logro de Agosto. Vou mas é premir o botão mágico.

terça-feira, 5 de agosto de 2008

revistas de bébés e assim

apercebi-me que todas aquelas revistas sobre bébés e gravidezes que já li - da 1ª à última página, hoje são dispensáveis.
Continuo a ler uma ou outra. Mas há coisas que já me parecem absurdas. E outras que, desconfio, são escritas por quem nunca teve filhos. Artigos traduzidos e completamente desajustados da nossa realidade.
O que fazem dois anos de barco hã?! E é só um...

destes dias

O puto dormiu as últimas duas noites de nariz entupido e passa os dias numa espécie de estado pré-febril que me fez ligar o botão de alerta.
Isto de ter 24º em casa enquanto lá fora o mundo derrete ao sol tem o seu preço.

E eu arrasto um trabalho que já devia estar entregue há, pelo menos, uma semana.

Só ontem acertamos definitivamente o destino das férias e confirmamos cá em casa que, o cada vez mais inevitável, mês de Agosto está longe de merecer as nossas simpatias. Pese embora a mariquice - de quem se queixa de barriga cheia - estamos a precisar desesperadamente de uma pausa.

Até lá já terei terminado esta tarefa que o desgraçado spss me está a dificultar e perdido uns quilos que andam aqui a chatear.ora...

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

poucos mas bons

o pai, numa estratégia manhosa, perguntou à pediatra se os miudos devem ter muitos ou poucos brinquedos.
"poucos, pouca coisa! poucos mas bons!", respondeu-lhe ela à medida.
isto tudo enquanto ía explicando à médica que acha que o rapaz se dispersa muito. E claro que ela confirmou logo que ter muita coisa, muitos brinquedos, contribui para que eles se dispersem.

Eu tenho para mim que são balelas essas teorias. Que os miudos sabem muito bem escolher, de entre uma pilha de brinquedos, quais são os que lhes interessam. E que nos cabe a nós, pais, orientar-lhes as brincadeiras. Isto no nosso caso já que o João não anda na escola. Ainda.
Hoje por ex., ele escolheu um livro, de entre os vários que tem, para levar para a cama e para ler/ver comigo. E estivemos 25 minutos a ver o livro do Nody! Se isto não é capacidade de concentração num miudo de 2 anos, então francamente não sei o que é!

como brincam os miudos...




é sempre analisado à lupa pelos pediatras. nesta idade por ex., é muito importante perceber se ele brinca ao faz de conta porque isso é sinal de que a inteligência mais abstracta está a desenvolver-se.

sábado, 2 de agosto de 2008

Por uma bolacha...



Este cão roubou a bolacha ao João e ele queria ir lá tirar-lha da boca!

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

mais 15 dias

e vamos de férias.
só mais 15 dias...

até que ponto os conhecemos MESMO?

Ai eu...
No fim-de-semana passado, em casa do meu pai e em conversa com a minha prima D sobre os miudos e as suas birras caí na ingenuidade de dizer:
" - o João até nem é de birras... - eu queria mesmo dizer é que não é expediente a que ele recorra muitas vezes para se afirmar. Mas então, pela boca morre o peixe, ou não fosse este menino tão imprevisível como todos os outros.
De repente fez uma birra enorme e, pior do que tudo o resto, pregou uma dentada no primo por causa de uma mini panela que por lá havia.

Ora...é para aprender a estar caladinha!