quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

e o ano que termina


parece que se despede calmamente este ano que agora finda. e eu deixo-o ir embora devagarinho, com os assuntos resolvidos mas, ainda assim, sem pressas.

se fizer balanço - coisa que nem me apetece muito fazer, hei-de concluir que foi um ano fantástico, difícil mas cheio de coisas boas, de descobertas, de crescimento e, claro de sofrimento. estou profundamente grata por ele e por tudo o que me trouxe.

Bom Ano!

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

crónicas de batôn&avental

a caminho da beira alta, no dia da consoada mas ainda a tempo de providenciar umas compras de última hora, o Zé a insistir que devíamos confirmar se havia cabrito em tal sítio (evitemos referências às cadeias de super mercados que os estupores já ganham muito às nossas custas) e eu, zonza e cansada lá entrei em busca da carninha que já adivinhava assada no forno.
regressei ao carro e aos dois homens com um saco de compras mas nada de cabrito. mais tarde a coisa atingiu requintes de anedota "a Sofia foi ao super mercado comprar cabrito mas, como não havia, trouxe um tronco de natal!"
e se era mauzinho o tronco de natal minha gente!!!

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

a sépia dos tempos



eu gosto de velharias.
gosto de casas com história, que o mesmo é dizer usadas, restauradas, acrescentadas. gosto de acreditar que as coisas, as casas, os lugares guardam memórias, energias, coisas boas.
até desta cor do uso e do abandono do tempo eu gosto. desta cor feita de pó e de lembranças, de estórias e dos bolores do apodrecimento.

morte na estrada

chovia desalmadamente, a estrada escurecia, afunilava e eu acatei os mandamentos da prudência: reduzi a velocidade. depois foi o desconsolo. os sapos a suicidarem-se na estrada, não sei se propositadamente?! eu não gosto de sapos mas gosto ainda menos de os vislumbrar no alcatrão e de não conseguir evitar esmagá-los.

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009


BOAS FESTAS!

mistérios

percebo que não pesco uma de futebol quando ouço um comentário que reza assim

"...ele faz aquele corredor todo com muita facilidade. Dá personalidade e largura ao jogo..."

o que é que isto quer dizer exactamente?, então não é suposto que um corredor seja comprido e estreito?, o que é que isso tem a ver com largura senhores?!

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

mimos da estação

bem sei que o discurso idealista contra o consumismo excessivo da época, as figuras inventadas como o pai-natal e tudo o resto cai bem. pois eu recuso-me a fazê-lo.

não me arrependo de nenhuma das prendas que dou ( e que compro!), nem dos encontros, nem dos gastos. adoro as cores e os brilhos do natal, as figuras - as religiosas e as outras (entre elas o pai-natal!!!). tudo é um prazer renovado em cada ano e, honestamente, só tenho pena de não poder gastar mais com todos aqueles que amo. gosto muito de os receber em casa, de ir às casas deles, de voltar à casa onde cresci, de promover e de participar em todos os encontros de natal que posso.
nunca uma prenda para o meu filho se destinou a compensar-lhe alguma coisa que não lhe dou durante o resto do ano. nunca uma prenda se destinou a comprar amor e outros afectos mas a celebrá-lo.

tenho para mim que o natal docinho, celebrado com o melhor que podemos comprar ( e partilhar) sabe ainda melhor.

mimos da estação




O que eu gostava mesmo era de ter tempo para fazer sonhos - dos que se comem sim, sim, mas, à falta deles há filhoses, bolo-rei e azevias de grão!



sábado, 19 de dezembro de 2009

a gripea

afinal não há festa de natal na escola do miúdo. a sala está reduzida a menos de metade, o nosso resiste estoicamente (!!!) e contra todas as probabilidades. estou que nem posso...

esta sorte durará o inverno todo? (baixinho não vá o diabo tecê-las)

da semana (i)

e mais algumas pérolas (ou tesourinhos deprimentes lá diziam os outros)


a indignação de Rui Rio porque Lisboa lhe tirou um festival aéreo...ó senhores (!)

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

da semana

Quase não tenho visto televisão mas, mesmo assim, chegam-me os ecos de um mundo triste, conformado e cada vez menos interessante:


a vergonhosa actuação da Espanha e da Europa no caso de Haminatu Haidar,

as declarações de um idiota chapado, deputado do psd, sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo,

o fracasso de Copenhaga e a morte da esperança

um sismo em alto mar que parece que assustou meio portugal.

enfim...

para a semana é Natal. hoje, já no final do dia, quando ainda me preparava para uma última tarefa e o trânsito não me deixava romper, optei pelas músicas de natal do miúdo. foi num instante que me esqueci de tudo.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

ternuras





(excepção feitas às fotos dos nossos próprios rebentos) não há fotos de natal mais giras do que as da anne guedes

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

sobre rodas




começou esta maravilhosa aventura que é descobrir quais são as prendas que estão debaixo da árvore. hoje abriu uma "gaaaand" que tratou logo de experimentar no corredor. e levou alguns amiguitos a passear! é um generoso este filho...










e muito arrumado: os papeis rasgados foram colocados, metodicamente, numa caixa que estava por ali e que depois foi colocar ao pé do lixo.



domingo, 13 de dezembro de 2009

BOAS FESTAS!


trabalhos de fim de tarde




ou como fazer um presépio a três:
- primeiro faz-se uma saída ao campo para apanhar musgo, verduras, pedras, paus e tudo o que o mais pequeno meter no saco.
- regressa-se ao anoitecer (que o anoitecer no inverno é estupidamente cedo), gelados e com vontade de correr para alareira que ficou acesa.
começam os trabalhos: o mais pequeno ainda contribuiu com os animais dele: vacas, ovelhas e porco. por enquanto, que ainda estamos para ver o que encontraremos lá nos próximos dias. faltam coisas mas é tarefa para amanhã ao fim do dia (voltaremos às imagens quando estiver pronto - seja lá isso o que for!).

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

entrar em Dezembro

Dezembro entrou, como um sussurro, pelas frinchas das portas e das janelas. Veio quieto e sossegado, coisa que eu não esperava (...).
Com esta celebração da maepreocupada voltei aos blogues. Dezembro é, afinal, o último andamento que encerra em adagio; recomeçaremos depois em allegro ou mesmo vivace, quem sabe?, daqui a mais umas semanas.

Um bem-haja às meninas que deixaram recadinhos.

De há 3 anos para cá iniciamos a nossa própria tradição; vestir a casa de Natal logo nos primeiros dias de Dezembro (quando era mais pequena tínhamos que esperar pelas férias escolares). Já está. E hoje encomendei azevias e bolos-rei aqui na pastelaria.