quinta-feira, 29 de agosto de 2013

ser mãe é a tropa das mulheres?

crónica sobre a maternidade que se comentava hoje na blogosfera, e que vinha no publico, fez-me rir na primeira leitura. Revi-me em alguns desesperos, recordei-me de uma ou outra insanidade daquelas primeiras semanas em que o cansaço e a falta de sono e de discernimento me deixaram taralhouca. Depois reli à procura de mais qualquer coisa. E nada.
Nada.
Que tristeza ler opiniões publicadas que se resumem a um par de caricaturas, inócuas é verdade, mas apenas isso, sobre este momento que é tão avassalador na vida de uma mulher.  

domingo, 25 de agosto de 2013

fins de tarde na praia




 
Chego à praia e deixo-me ficar entretida nas brincadeiras dos pequenos. Vai longe o tempo em que lia tudo o que me apetecia e parece que ainda está longe o tempo em que poderei voltar a fazê-lo. Não me queixo. Estou convencida que quando esse tempo chegar de novo terei saudades deste.
Entre uma pá e um balde espraio o olhar e vejo muita gente a fazer poses - as mais inacreditáveis (?!)  para a foto do facebook. Quer dizer, uma pessoa olha e vê logo onde é que aquilo vai parar.
Também se vê muita família a tirar a foto típica das ferias e a discutir muito um bocadinho depois. Como se a felicidade estampada nas imagens fosse apenas isso: um momento de fotografia. Reconheço as mães e os pais extenuados com as crias pequenas ao lado, com aquele ar de quem precisa de férias das ferias já a seguir, delicio-me com os avós enternecidos que ganharam a guarda dos netos por uns dias, todos eles cuidados e paciência. Arrepio-me com os casais sozinhos, que passam muito tempo sentados lado a lado sem trocar uma palavra, um gesto, um olhar, assim como se as ferias juntos fossem apenas mais uma obrigação.
É certo que os vislumbres são só partes da imagem. O resto  é esta delicia de ver dois irmãos a crescerem juntos.

terça-feira, 13 de agosto de 2013

coisas da silly season

Que mais se poderá inventar neste país para não perdermos o estatuto de anedota?
Enfim, podemos sempre recorrer a um "esquemazinho" que nunca falha: interpreta-se a lei ao sabor dos interesses de alguns, poucos, privilegiados, a quem esta nunca toca e, quase em vésperas de eleições autárquicas, os tribunais começam então a fazer sair as decisões muito longamente ponderadas. Alguns aprovam os candidatos que deviam estar impedidos pelas razões que todos conhecemos, outros não. Pelo menos para já. Aguardemos.

E se, por uma vez, as populações dissessem não?

domingo, 4 de agosto de 2013

a tirania da vida saudavel

Olhei de relance para o expositor de revistas e jornais à procura de qualquer coisa para ler - não é que inove muito entre o publico, um titulo de RH e outro de jardinagem mas, estranhamente, lá estavam uns quantos sobre vida saudável, saúde, bem-estar, comida saudável, hábitos não sei-quê saudáveis.
E eis que chegamos ao tempo em que, contra tudo o que este nosso modo de viver nos impingiu surge agora mais esta "moda" em que mil recomendações incluem comer não sei quantas peças de fruta, vegetais, cereais integrais, frutos vermelhos por isto, frutos secos por aquilo, coisas que nunca fizeram parte da alimentação deste canto do mundo mas que agora se recomendam vivamente - sob pena de não vivermos até aos 100 anos! Enfim é a tirania da juventude saudável, magra e insossa, prolongada até aos limites do ridículo.
Até eu, que vejo com bons olhos muitas destas ideias, sinto um estranho espartilho a querer moldar-me onde não quero ser moldada.