sexta-feira, 17 de setembro de 2010

agourar



gosto mesmo do som desta palavra: agouuuuuuuuuuuurar!





para a semana vou começar a prestar serviço num sítio onde a directora comentou que eu sou muito boa profissional e que tinham absolutamente que me ter lá. jesus!, isto não pode acabar bem! resta esclarecer que fomos colegas há já muito tempo, pois claro.

mudanças

o sinal que morava ao fundo da minha nuca desapareceu mas está lá uma cratera que nem me atrevo a espreitar. queria cortar o cabelo muito curto mas vou ter que esperar.

para celebrar

as primeiras chuvas!

hoje, quando ia buscar o miúdo já no final da tarde, ainda estava calor, mesmo à minha frente um sol brilhante teimava em passar por entre as rajadas de água que caíam "aos molhos" mas, pelo retrovisor, podia observar as nuvens escuras que se fechavam mesmo atrás de mim. um cenário incrível, uma daquelas trovoadas que aparecem e desaparecem em três tempos e nos deixam estonteadas.

domingo, 12 de setembro de 2010

tradição e modernidade




taleigos, sacos do pão, outros sacos, malas e malinhas na feira de Setembro em Moura.
há novas e antigas, utilizações para estas "velhas" peças da nossa história.
uma pena que não saibamos mais sobre elas.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

de Curitiba

Hoje ouvi uma entrevista interessantíssima na radio.
Jaime Lerner, o arquitecto, prefeito e governador, primeiro de Curitiba depois do Paraná está em Portugal. Gostava muito de ter ido ouvi-lo.
O Brasil tem legado ao mundo pensadores, ideias e projectos fantásticos ao longo da sua história. É incrível porque nem sempre olhamos para este país pelas melhores razões

Então Lerner falava de coisas simples, tão simples que a gente fica para aqui a perguntar-se porque é que elas não são óbvias para nós também. A sua ideia de cidade, de comunidade, é totalmente contra a corrente do que hoje vivemos em Portugal e no resto do mundo. Ele diz que a cidade é "uma estrutura de vida, trabalho e movimento.Tudo junto. Todas as vezes que separamos as funções da cidade não acontece coisa boa (...) É isso que a maioria das cidades está fazendo no mundo inteiro."
Ele diz que o melhor exemplo de qualidade de vida é a tartaruga. Curioso, não é?

Nesta entrevista ele falou da sua experiência na gestão das cidades, como tratou do problema do lixo, da despoluição das baías, dos parques. O homem que pagou aos pescadores quando pescavam lixo é hoje considerado um guru bastas vezes requisitado pela ONU e por outros autarcas.

Curiosamente ontem, um formando meu, disse alguma coisa parecida, quando o incentivei a falar sobre as suas preocupações com o ambiente. Ele defendeu que se as pessoas ganhassem alguma coisa, no imediato, com a sua boa acção, seriam mais comprometidas.


Portanto: preciso de encontrar rapidamente alguma coisa para ler sobre o pensamento deste homem.

em fim de época

Setembro ainda é um recomeço, a 4 meses do final do ano? Não sei bem porquê mas é sempre assim que se me apresenta.

Hoje tirei um sinal, espreitei as sapatarias - detestei os botins e procurei uma agenda para 2011. Sem sucesso.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010