terça-feira, 28 de abril de 2009







o seu a seu dono: o cara-metade roubou estas imagens à brandura da planície dourada.
de nª srª de ara- celli, a caminho de Mértola, avistam-se outras sete elevações. é um perder a vista nesta paisagem soberba tingida de cores de verão apressado e soprada por um vento bravio, gelado. promessas de voltar com tempo que é coisa que parece que não sobeja...

segunda-feira, 27 de abril de 2009

da bestialidade

Desde logo a declaração de interesses: de futebol só sei aquilo que a minha cara-metade vai soprando e, mesmo assim, contra a minha vontade. Ou então sei assim de episódios como este que, para não variar, têm sempre o condão de me chatear à brava.

Então hoje eu ía no carro a ouvir a antena 1 e lá vem como notícia de destaque que um jogador de primeira linha, que jogava em Espanha resolveu acertar o passo a um adversário. Aí terá sido castigado com suspensão em 10 jogos - pois eu acho que na sequência das agressões em campo os tipos deviam era ser banidos da modalidade, mas enfim. E qual não é o meu espanto quando ouço um alto dirigente desportivo repetir, vezes sem conta que ele, em Portugal e na selecção, vai ser recebido como se nada se tivesse passado. Que estão com ele. Que o apoiam.
E, continuava o destemido, que esperava que o selecionador nacional o selecionasse já para o próximo jogo.

Ora eu não acho normal que fulaninhos que são pagos a peso de ouro (isto não interessa nada, eu sei), que representam alguma coisa para tantos portugueses e que, para o bem e para o mal, inspiram milhares de jovens e crianças, possam andar à porrada sem que lhes aconteça nada.
A sério, isto deixa-me completamente estarrecida. Então esta é a modalidade desportiva que movimenta mais dinheiro, mais apoios e não há uma infíma preocupação com a parte pedagógica da coisa? Mas estamos todos doidos ou quê?

quinta-feira, 23 de abril de 2009

pela terra

afinal foi dia mundial da terra e nem me apercebi. fiz uma imensidão de km e a alta velocidade, comi à pressa e mal, vá lá que despachei o lixo para os sítios certos. valha-me ao menos que - exceptuando o café, não tenho grandes vícios.

terça-feira, 21 de abril de 2009

paisagens: as rurais e as urbanas















Em todas as regiões portuguesas há recantos lindíssimos onde pontuam todos os tons da paleta de cores. Um deleite para olhos e alma quando temos algum tempo para explorar.

O que me entristece são os espaços comuns urbanos.
As nossas praças, rossios, jardins e outros espaços comuns foram queimados pelo alcatrão e pela laje, povoados com mobiliário urbano de gosto duvidoso, por arranjos paisagísticos que raramente priveligiam as espécies autoctones e onde faltam estruturas básicas como pequenos quiosques, assentos confortáveis, estímulos à prática desportiva e à brincadeira para os miudos. O mobiliário infantil é de uma falta de originalidade e diversidade atroz.
Lisboa recupera os quiosques do refresco -(ver aqui a reportagem da Rosa Pomar). Parece-me bem.
Mas...e o resto do território é paisagem?

quarta-feira, 15 de abril de 2009

são todas seguidinhas

estamos em fase de asneiras. de provocações e desafios. está tão desafiador que de vez em quando lá temos que nos chatear.
por outro lado quantas vezes tenho que esconder a cara ou disfarçar a gargalhada que me apetece dar depois de presenciar uma das suas muitas tropelias.

hoje, enquanto fazia o jantar o pai foi preparar-lhe o banho. pôs a água na banheira, toalha a aquecer, etc, etc. e enquanto foi (dois passos) ao quarto, o João deitou a toalha para a água, o champô, o gel de banho e o que apanhou por ali. eu não me devia rir das asneiras da minha criança pois não, pois não.

birras e assim

tive que voltar a recorrer às camisolas e calças mais quentes que o tempo frio voltou outra vez. e voltei a tirar as botas das caixas onde já as tinha guardado. assim como assim sempre se dilui aquela sensação de "guardar dois pares de botas praticamente novas".
é verdade que o calçado dos miudos custa um disparate de dinheiro mas fica-se sempre a pensar que nestas coisas da formação do pé e da saúde em geral vale a pena investir.

fora estas coisitas do dia-a-dia só a birra monumental que fez para dormir a sesta. berrou como se o estivessem a matar. tirou tudo o que estava na cama e deitou para o chão. a dada altura, farta dos berros, voltei lá e fiquei tão irritada com o estendal que lhe dei uma palmada no rabo. depois deitei-o na cama assim sem nada para saber o que é bom. esta fase de testar todos os limites esgota-me a paciência e a energia. o caricato é que o berreiro termina assim que entro no quarto e recomeça logo depois da minha saída...

para os outros é só beijinhos e charme.

terça-feira, 14 de abril de 2009

dias assim










do que é que o miudo gostou muito muito? das voltinhas no tractor...
ADENDA:
Para aproveitar o último dia das mini-ferias de Páscoa demos um salto ao badoca park. aconselha-se que se vá com tempo, que se percorra aquilo calmamente e que se almoce por lá. nós achamos que o miudo se ía fartar e por isso optamos por almoçar (mal) em Porto-Côvo. claro que, no final, o tempo faltou. fizemos o safari, vimos a actuação das aves de rapina e pouco mais.
como planeamos regressar mais vezes também não faz mal.

sexta-feira, 10 de abril de 2009

o filme que se repete

temos outra vez um narizito entupido cá em casa e a parafernália do nebulizador, ventilan& soro está outra vez à mão. fim-de-semana de páscoa comprometido com os anunciois de mau-tempo a ajudar à festa. buá!!!!!!!!

à espera de transplante




Louro,Tomilho-limão e Mangericão

quinta-feira, 9 de abril de 2009

prazeres


O nosso pequeno quintal cheira muito bem nesta altura: uma mistura de perfume de jasmim e das petunias em flor aconchega-nos o café bebido ao sol. sim temos um doidinho por café cá em casa. não se pode abandonar uma chávena...

parece que por poucos dias a julgar pelas previsões do tempo pascal. bah!

quarta-feira, 8 de abril de 2009

terça-feira, 7 de abril de 2009

mundos paralelos

algumas coisas do João têm sido destinadas a uma miudo que tem mais ou menos a idade dele mas "é muito pequenino", segundo as palavras da tia.
um dia destes estava ela a explicar-me

- ele tem olhado sabe...
- mas como?, perguntava-lhe eu, na tentativa de atinar com o rumo da conversa
- é da inveja. há bom olhado e mau olhado. sem querer eu posso deitar-lhe olhado sabia?, mas o dele é dos maus. há muita inveja...
- inveja?, a minha incredulidade foi, ainda assim, vencida pela curiosidade
- sim, as irmãs dela estão grávidas mas vão ter meninas e queriam um rapaz como ele. por isso deitam-lhe olhado e ele está sempre doente...
- doente? um arrepio
- sim. perde o apetite, fica constipado, entupido,...depois mandamos benzê-lo e melhora!
- óh mas as crianças assim pequenas estão muitas vezes doentes. não vê o João?, é preciso levá-los ao médico! vocês não o levam ao médico?
- mandamos benzê-lo, ela a insistir, mas às vezes também o levamos ao médico...(suspiro - meu, de alívio). ela põe um dedo no azeite e depois num prato com água. se o azeite se espalha em bolinhas é mau-olhado. depois ela reza e fica tudo bem. se fica todo junto é porque não é nada.
- mas e ele?, pergunto, ele depois fica bem?
- sim. melhora e volta a comer. eu dou-lhe tudo sabe. sou madrinha dele e dou-lhe tudo o que ele quer. habituei-o a beber sumo às refeições e ele agora só quer isso. a mãe é uma miuda que só tem 17 anos e está outra vez grávida! mas o pai da bébé fugiu. ela não sabe dele. quer dizer sabia onde ele vivia e sabia o nome dele...
- o nome dele?, repito aparvalhada
- mas ele agora desapareceu. há mais de dois meses que não se sabe nada dele. ela é muito criança, insiste, muito solícita, a explicar-me tudo.
a nausea aperta-me a garganta. parece que alguém me fechou a porta do ar.

distracções de uma mãe

ou o miudo deu um salto e eu não estava a ver.

primeiro ficou sem calças. de repente só já tinha dois pares de calças para vestir na primavera que as de inverno ou estão pequenas ou são muito quentes.

nos últimos dias foi um par de tenis - daquela nova linha eco da chicco, que afinal estão demasiado pequenos. %$#$%$!!! é só o que me apetece dizer.

nota mental para mim: tenis preferencialmente na geox! áh pois e não esquecer de comprar polos e swets.

domingo, 5 de abril de 2009

policromado







onde está o ...migas?


o gato anda doido com os vôos rasantes das andorinhas.
parece que são pássaros que voltam ao ninho e , pelo 2º ano consecutivo, a vizinha lá as recebe no seu quintal.
para o Migas é o despertar dos instintos de caçador. empoleira-se, esconde-se entre as flores, salta como se tivesse molas nas patas, imita uma especie de estalido com a língua, ao que sei, para atrair algum passarito mais incauto.
vida de felino!

quinta-feira, 2 de abril de 2009

notas de cor





há umas árvores cor-de-rosa que ladeiam algumas estradas por onde passo. são tão bonitas!

que um blog também é isto

a quem nos lê:
este blogue é uma espécie de diário digital. cai aqui mais ou menos o que me apetece mas, regra geral, aquilo que sobra no final do dia, quando o cansaço se acalma um bocadinho.

por vezes acontece isto que deu origem aos post anterior: deito-me com um pensamento, que me acompanha durante a noite e, no final do dia seguinte ainda lá está. e por essa razão merece ser registado.
não nos aconteceu nenhuma tragédia. não fiquem preocupados (as).