terça-feira, 31 de março de 2009

resistir

Há em cada um de nós um pequeno David.
Sei-o há muito. Podemos ter a sorte de nunca precisar de o acordar. O que significa que o Golias que nos está destinado também não será muito assustador.

Conhecemos alguém que luta ferozmente, numa luta desigual, com o seu Golias que assume proporções verdadeiramente demoníacas. O Golias está dentro dele e alimenta-se das suas próprias forças. É uma luta de morte.
Não sabemos quando nem como terminará. Não se pode fazer nada. Nem sequer amparar-lhe braço quanto ele tenta atirar pedras com a sua fisga remendada.

Só esperar. Ao lado dele há uma mulher que vigia. Por vezes até à exaustão do desmaio. Mas apresenta-se sempre com um sorriso rasgado. É um pequeno milagre. Tudo o que ela faz é um pequeno milagre num país que a acolheu mal.

(Hoje escrevo assim) porque não me quero esquecer que cada pequena vitória de um David é forjada no sangue de outro que pereceu. É isto a humanidade. É esta a nossa herança e temos a obrigação de os honrar a todos. Aos que pereceram e aos que se mantiveram de pé, nas pernas rasgadas e enfraquecidas.

inspirar




o jasmim que tinha comprado há já uns bons meses presenteou-nos com as suas flores perfumadas

segunda-feira, 30 de março de 2009

l'air du temps

afinal os bancos não podem abdicar dos lucros, verdadeiramente pornográficos, quando meio mundo se debate com a falta do essencial. baixam as taxas de juro mas eles vão a correr aumentar o spread. arre!

trovas do vento que passa

Na semana passada mal vi televisão, não li jornal, nem visão nem nada que me trouxesse as novas do mundo.

porém

como temos um benfiquista cá em casa apercebi-me vagamente que meio mundo se indignou com o resultado do jogo.

e qual não é o meu espanto quando, hoje, volvidos quê?, mais de 8 dias sobre o episódio o país ainda discute o desempenho do árbitro e mais a porca e o parafuso do encontro. distraí-me e a crise esfumou-se foi?

terça-feira, 24 de março de 2009

trabalhos

Tenho um cronograma para fazer para o qual tenho que conjugar a disponibilidade de 17 pessoas (quase sempre muito limitada).
Como se não bastasse ainda não pararam de chegar recados:
"eu disse-te que dia tal podia mas afinal já não posso" - raios me partam!, "apesar da disponibilidade que te dei - onde estará ela santo deus?, vê se consegues evitar por-me nas quartas-feiras à tarde", "podes concentrar as minhas horas na segunda metade do ano?"- qual é esta? vejo e revejo os papelinhos marelos colados em todo o lado, reabro os emails, tenho muitos ficheiros abertos em simultâneo. Não atribuo horas sem percorrer o ram ram dos buraquinhos disponíveis nas agendas de cada um.

credo! vou ali beber um café. pelo sim pelo não deixo a maquina ligada que a noite passada deitei-me às 3.

segunda-feira, 23 de março de 2009

o famoso "não"

Na revista visão da semana passada vinha uma entrevista com Aldo Naouri sobre os filhos tiranos dos nossos tempos e a incapacidade dos pais modernos em dizer não. Nas últimas duas semanas passaram-me pelos olhos vários artigos/matérias sobre o mesmo tema, em publicações diferentes, incluindo meia duzia de blogs (babyblogs) que visito de vez em quando.
Isto deixou-me desconfiada.
Se descontarmos a parte em que a agenda noticiosa/temática dos diferentes órgãos de comunicação social parece decidida em conjunto, o fenómeno do consumo instântaneo - que faz com que uma parvoíce dita aqui seja logo assumida como verdade inquestionável ali, os efeitos de um certo estilo de vida que parece caracterizar os nossos tempos e que, de facto, se traduz em falta de tempo para tudo e mais alguma coisa incluindo os miudos, o que é que sobra?

Mais uma corrente da pedagogia a zurzir os pais, que agora são maus pais, porque não sabem dizer "não" aos filhos? Então e aquela parte, já muito antiga, em que se dizia que os pais é que sabem o que é melhor para os filhos?

sábado, 21 de março de 2009

laços II
















laços










chegaram por email estas imagens. os laços são uma coisa poderosa. em todo o lado.
obrigada Jacinta!





do dia a dia













temos cozinheiro

do dia do pai


na escolinha assinalam-se os dias aproveitando trabalhinhos deles. estava muito contente com as pinturas.

ambientes






na minha sala de formação há moldes, em papel, de calças e camisas. são perfeitos. têm
bolsos, pregas, alinhavos e tudo e tudo. há uma mesa e uma jarra com flores frescas. tábua de passar a ferro e todas as tralhas que uma acção de formação em costura deve ter. é a sala de que mais gosto. eu de costura não percebo nada mas as senhoras lá me vão dando umas dicas.
quando chego para lhes falar de cidadania oferecem-me chá e bolos.
havemos de fazer uma exposição lá mais para a frente com os trabalhos de molde, corte e costura; com as camisas, as calças e os fatos.

sexta-feira, 20 de março de 2009

chegou!



Não há desculpas para a má disposição com estes dias solarengos e a chegada oficial da primavera!

quinta-feira, 19 de março de 2009

desde sempre


encontraram-se no primeiro minuto.

e nunca mais se largaram.

quarta-feira, 18 de março de 2009

a escrita branca


comecei a ler a viagem ao inferno, de acordo com as suas próprias palavras, do Cardoso Pires. impressiona aquela descrição despojada.
e, subitamente, uma revelação: esse baú precioso que é a memória e sem a qual não somos mesmo nada.
apesar de tudo a leitura ainda não é tão proveitosa quanto gostaria. frequentemente estou tão cansada que não consigo passar muito tempo a ler. o corpito deixa de corresponder à vontade, coitado.

domingo, 15 de março de 2009

pontuações de cor




acontece-me

um entusiasmo quase infantil com as flores que explodem

as aventuras do Migas




esta criatura ladina aventurou-se hoje pelo terraço e, depois de perceber que eu andava cá por baixo, no quintal, lembrou-se de vir ao meu encontro saltando para o chapéu de sol. e como, apesar de já mais próximo, o encontro ainda parecia impossível voltou ao ponto de partida com outro salto felino. é um miúdo sem medos, está visto!

o equador do MST


não tenho acompanhado a série baseada no livro do MST. vi só uma vez e achei que aquilo deturpava a imagem com que fiquei. li algures que o autor concordou com as adaptações para a televisão (acho bem).


do livro gostei bastante.

quinta-feira, 12 de março de 2009

de hoje

comecei bem o dia: os homens cantaram-me os parabéns logo de manhãzinha. o mais pequeno é que vira logo a festa para ele. afinal ainda é a sua música favorita.

os dois grupos de formação que tive hoje ofereceram-me prendas (flores e mais flores tão lindas!) e eu levei o bolo. só mimo.
como se não bastasse havia mais bolo em casa.

o dia esse foi cheio, cheio e terminou com mais uma sessão de cinesioterapia para o miudo e um jantar tardio a três.
é um bom momento este. e eu gosto dos trinta.

hoje

e assim entro nos 35.

quarta-feira, 11 de março de 2009

um post de protesto ou a saga do magalhães

Este podia ser um post de indignação mas vou optar por uma abordagem mais pragmática.
Em baixo está um texto escrito pela http://maepreocupada.blogspot.com/. Optei por copiá-lo para aqui, depois de lhe dizer, porque quero contribuir para que seja lido pelo máximo de pessoas. A minha esperança é que ele encha as páginas da internet, que arranque comentários e alimente discussões, que despolete protestos, em suma que dê origem a uma onda de indignação. Coisas destas já não deviam ser toleráveis.



Erros ortográficos no Magalhães: acidente ou negligência?
Estávamos em 26 de Setembro de 2008 quando eu, crente e estúpida, decidi agir como uma cidadã responsável e uma mãe preocupada e avisei o Governo sobre os erros de ortografia que constavam em vários conteúdos do computador Magalhães. 26 de Setembro de 2008. Abri uma nova mensagem no meu e-mail pessoal e coloquei, como destinatários, o gabinete do Primeiro-Ministro, o gabinete do Ministério da Educação, o gabinete do Secretário de Estado da Educação e o gabinete do Secretário de Estado Adjunto da Educação. No assunto, em caixa alta, para que não passasse despercebido, escrevi "Erros Ortográficos no Magalhães". No corpo da mensagem, deixei o alerta, da forma mais educada, objectiva e clara que me foi possível. Assinei a mensagem com o meu primeiro e último nome. No dia 3 de Outubro, havia um e-mail na minha caixa do correio, proveniente do gabinete do Secretário de Estado Adjunto da Educação, a dar-me conhecimento do reencaminhamento da minha mensagem para a Direcção Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular. Fiquei contente. O meu e-mail não caíra em saco roto!!! Seis meses depois, os jornais e as televisões anunciam a grande descoberta feita pelo deputado José Paulo Carvalho: há erros ortográficos no Magalhães! O Secretário de Estado Adjunto da Educação tira-lhe o chapéu, afirmando que o senhor deputado "prestou um grande serviço ao país" e manifesta o seu desagrado e a sua indignação perante a existência de tais erros na bandeira (esfarrapada) do E-Escolinha. "Uma surpresa", algo que "não devia ter acontecido" e que "devia ter sido detectado", foram algumas das expressões usadas por Jorge Pedreira ao referir-se a este problema.Conforme a comunicação social informa, "a denúncia dos erros tornou-se o objecto de requerimento que tem data de 4 de Março" (in Jornal Expresso de 07/03/09). 4 de Março! Quase seis meses depois de o gabinete do Primeiro-Ministro, o gabinete da Ministra da Educação, o gabinete do Secretário de Estado da Educação e o gabinete do Secretário de Estado Adjunto da Educação terem recebido o meu alerta! Foi preciso o meio político começar a fervilhar e as guerrilhas partidárias virem ao de cima para as crianças portuguesas serem devidamente compensadas. Seis meses! Seis meses de inércia, silêncio e negligência! Seis meses a fazer de conta que o problema não existia! E agora o senhor deputado José Paulo Carvalho, porque tem a sorte de ter assento na Assembleia da República, foi ouvido! Eu só tenho assento nesta minha cadeira giratória onde passo os dias a estudar os biliões de combinações possíveis entre os milhares de vocábulos da nossa língua. E no meu sofá, onde passo os serões a ensinar os meus filhos a pensarem pela própria cabeça e a nunca abdicarem dos valores supremos da verdade, da dignidade e da liberdade. Que inútil eu sou, meu Deus! Lamento e peço desculpa a todos os portugueses (preocupados) pelo facto de o meu e-mail de 26 de Setembro de 2008 não ter tido o eco que devia nem ter surtido qualquer efeito prático. Lamento não ter assinado esse e-mail com qualquer título académico que lhe desse força e importância. Lamento não ser filiada num partido da oposição nem em qualquer outro que constitua uma ameaça à estabilidade governamental e que, por isso, tornasse urgente a resolução do problema. Lamento ser apenas uma mãe preocupada com o respeito pela língua portuguesa. Lamento ser apenas uma cidadã que não se coíbe de avisar as entidades responsáveis quando as coisas não estão a funcionar como deviam. Lamento apenas fazer uso dos direitos que a democracia me deu. Lamento acreditar. E acho que cada vez mais lamento ensinar os meus filhos a fazerem o mesmo.Mas o que eu lamento, do fundo do coração, é que ninguém me prove que estou redondamente enganada quando afirmo que, mesmo não tendo culpa dos erros ortográficos do Magalhães, o Governo e a Direcção Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular foram negligentes por terem ignorado durante seis meses o aviso de uma mãe preocupada.

tardes



Num dia de assistência ao mais pequeno - que ainda não vai à escola esta semana, dá para tudo: beber um café calmamente (mexido por ele na expectativa de lamber a colher), ir ao parque e, de caminho, acompanhar a nossa vizinha velhota e já quase sem mobilidade, no seu penoso regresso a casa.
Ele gosta tanto dela que fica a atirar-lhe beijinhos enquanto esperamos que ela entre em casa.

terça-feira, 10 de março de 2009

ainda

Falta dizer que só tivemos alta com o compromisso de fazer cinesioterapia respiratória e de voltar para observação na próxima sexta.

surpresas








O quintal anuncia a primavera.


voltamos para casa ontem, já no final da tarde. e eu espero mesmo (prece), que esta tenha sido a última grande crise respiratória deste inverno.




como ainda não vai à escola o dia de hoje soube a férias: uma manhã muito quentinha, passada no quintal a mudar a terra a algumas plantas, com a companhia do filhote que deu uma (des)ajuda.

e, apesar do trabalho que se acumula, tenho que admitir que isto sabe mesmo bem!








quinta-feira, 5 de março de 2009

reportagem sobre a vidinha

Jantar na cantina de um hospital é uma verdadeira incursão sociológica ao mundo das hierarquias profissionais, onde raramente se misturam estatutos, categorias e lugares na pirâmide.

Na perspectiva da outsider (eu) as fardas ditam os lugares. Médicos permanecem inacessíveis, mesmo na cantina. O pessoal auxiliar chega em matilha (aparentemente por sector de actividade), falam muito, comem muito e espiolham à sua volta trocando informações - geralmente escabrososas, sobre meio mundo. Sabem tudo.

Os tecnicos também vão por serviço/área de especialidade. Chegam em grupos mais pequenos. Cumplices. Alguns mais requisitados que os próprios médicos. Alguns independentes no trabalhinho que desenvolvem. Outros armados em salazar de guichet.

E há ainda os enfermeiros, estes eternos insatisfeitos que, nas suas próprias palavras, mantêm a saúde a funcionar e ninguém lhes dá crédito por isso. Já os ouvi a rosnar, nas costas dos médicos que não percebem um cu do que se passa com os utentes/doentes mas que ainda assim ousam intrometer-se em trabalho alheio.

A malta consegue sentir estas crispações todas no ar quanto mais no corpinho - em tendo o azar de lhes cair nas mãos!

Caiu-me mal o jantar, pronto. Não saí dali nada descansada.

quarta-feira, 4 de março de 2009

viver mais e melhor - mas afinal não sabemos já todos isto?

20 CONSELHOS de HARVARDAs universidades de Harvard e Cambridge publicaram recentemente um compêndio com 20 conselhos saudáveis para melhorar a qualidade de vida de forma prática e habitual

1- Um copo de sumo de laranja diariamente para aumentar o ferro e repor a vitamina C.
2 – Salpicar canela no café (mantém baixo o colesterol e estáveis os níveis de açúcar no sangue).
3- Trocar o pãozinho tradicional pelo pão integral que tem quase 4 vezes mais fibra, 3 vezes mais zinco e quase 2 vezes mais ferro que tem o pão branco.
4- Mastigar os vegetais por mais tempo :
Isto aumenta a quantidade de químicos anti cancerígenos liberados no corpo. Mastigar libera sinigrina e quanto menos se cozinham os vegetais, melhor efeito preventivo têm.
5- Adotar a regra dos 80%:
Servir-se menos 20% da comida que ia ingerir evita transtornos gastrointestinais, prolonga a vida e reduz o risco de diabetes e ataques de coração.
6- O futuro está na laranja : Reduz em 30% o risco de câncer de pulmão.
7- Fazer refeições coloridas como o arco-íris :
Comer uma variedade de vermelho, laranja, amarelo, verde, roxo e branco em frutas e vegetais, cria uma melhor mistura de antioxidantes, vitaminas e minerais.
8- Comer pizza. Mas escolha as de massa fininha :
O Licopene, um antioxidante dos tomates pode inibir e ainda reverter o crescimento dos tumores; e ademais é melhor absorvido pelo corpo quando os tomates estão em molhos para massas ou para pizza.
9- Limpar sua escova de dentes e trocá-la regularmente :
As escovas podem espalhar gripes e resfriados e outros germes. Assim, é recomendável lavá-las com água quente pelo menos quatro vezes à semana (aproveite o banho no chuveiro), sobretudo após doenças quando devem ser mantidas separadas de outras escovas.
10- Realizar actividades que estimulem a mente e fortaleçam sua memória... :
Faça alguns testes ou quebra-cabeças, palavras-cruzadas, aprenda um idioma, alguma habilidade nova... Leia um livro e memorize parágrafos.
11 – Usar fio dental e não mastigar chicletes :
Acreditem ou não, uma pesquisa deu como resultado que as pessoas que mastigam chicletes têm mais possibilidade de sofrer de arteriosclerose, pois tem os vasos sanguíneos mais estreitos, o que pode preceder a um ataque do coração.Usar fio dental pode acrescentar seis anos a sua idade biológica porque remove as bactérias que atacam aos dentes e o corpo.
12- Rir :
Uma boa gargalhada é um 'mini-workout', um pequeno exercício físico: 100 a 200 gargalhadas equivalem a 10 minutos de corrida. Baixa o stress e acorda células naturais de defesa e os anticorpos.
13- Não descascar com antecipação :
Os vegetais ou frutas, sempre frescos, devem ser cortados e descascados na hora em que forem consumidos. Isso aumenta os níveis de nutrientes contra o câncer.
14- Ligar para seus parentes/pais de vez em quando :
Um estudo da Faculdade de Medicina de Harvard concluiu que 91% das pessoas que não mantém um laço afectivo com seus entes queridos, particularmente com a mãe, desenvolvem alta pressão, alcoolismo ou doenças cardíacas em idade temporã.
15- Desfrutar de uma chávena de chá :
O chá comum contém menos níveis de antioxidantes que o chá verde, e beber só uma chávena diária desta infusão diminui o risco de doenças coronárias. Cientistas israelitas também concluíram que beber chá aumenta a sobrevivência depois de ataques ao coração.
16- Ter um animal de estimação :
As pessoas que não têm animais domésticos sofrem mais de stress e visitam o médico regularmente, dizem os cientistas da Cambridge University. As mascotes fazem você sentir se optimista, relaxado e isso baixa a pressão do sangue. Os cães são os melhores, mas até um peixinho dourados pode causar um bom resultado.
17- Colocar tomate ou verdura frescas na sanduíche :
Uma porção de tomate por dia baixa o risco de doença coronária em 30%, segundo cientistas da Harvard Medical School.
18- Reorganizar o frigorífico :
As verduras em qualquer lugar do seu frigorifico perdem substâncias nutritivas, porque a luz artificial do equipamento destrói os flavonóides que combatem o câncer que todo vegetal tem. Por isso é melhor usar á área reservada a ela, aquela caixa bem em baixo.
19- Comer como um passarinho :
A semente de girassol e as sementes de sésamo nas saladas e cereais são nutrientes e antioxidantes. E comer nozes entre as refeições reduz o risco de diabetes.
20- E por último, um mix de pequenas dicas para alongar a vida :
- comer chocolate - Duas barras por semana estendem um ano a vida. O amargo é fonte de ferro, magnésio e potássio.
- pensar positivamente - Pessoas optimistas podem viver até 12 anos mais que os pessimistas, que ademais pegam gripes e resfriados mais facilmente.
- ser sociável - Pessoas com fortes laços sociais ou redes de amigos têm vidas mais saudáveis que as pessoas solitárias ou que só têm contacto com a família.
- conhecer a si mesmo - Os verdadeiros crentes e aqueles que dão prioridade ao 'ser' sobre o 'ter' têm 35% de probabilidade de viver mais tempo. Uma vez incorporados, os conselhos, facilmente tornam-se hábitos...
É exactamente o que diz uma certa frase de Sêneca:
'Escolha a melhor forma de viver e o costume a tornará agradável!'

terça-feira, 3 de março de 2009

ainda gostamos de ler histórias





quando vejo as "muitas" funções que dá aos livros, incluindo morder-lhes as lombadas, segredo-lhe que os livros são para tratar bem. que têm histórias e imagens e coisas de que ele gosta muito.


quase nunca me liga...


domingo, 1 de março de 2009

o outro lado da ignorância

ainda a propósito da censura a Vieira do Mar serve-nos uma retrato, a frio, sobre a ignorância que grassa em Portugal.

e se não é nada que não saibamos porque é que permanecemos sozinhos - enfrentando diariamente a manifestação da estupidez e dos "poderzinhos" mesquinhos, que em todo o lado se manifestam?


e já ao fim da tarde percebo que os links não estão activos. e como a césar o que é de cesar eu gostaria mesmo de corrigir isto. como?