sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

BOM FIM DE SEMANA



ai-que-bom-sexta-feira-à-tarde!


bom fim de semana!

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

levitar




de há uns tempos para cá comecei a achar que deve ser fantástico acordar com o cheiro do pão acabado de fazer. uma dia destes aventuro-me.

lasanha de espinafres e ricotta












Porque as comidinhas nos aquecem os dias e prolongam o prazer, aqui vai a receita para as meninas que pediram.



Comecei pelo molho de tomate para o qual refoguei uma cebola, um dente de alho e uma folha de louro em azeite. Depois juntei o tomate pelado. Uma lata inteira e óregãos secos.

Coloquei os espinafres numa caçarola, com uma colher de sopa de água e um dente de alho. Quando já estavam cozidos juntei-lhe dois potes de panacotta, temperei com um pouco de pimenta e de noz moscada. Só um cheirinho, porque o mais pequeno adora esta lasanha e nunca abuso nos temperos desde que ele come connosco.

Finalmente montei a lasanha. No fundo do tabuleiro uma camada de molho de tomate, as placas de lasanha, outra camada de molho de tomate, uma de espinafres e queijo ralado em cima. Podem fazer-se as camadas que se quiser, seguindo esta ordem. A última é de espinafres e queijo ralado. Vai ao forno coberto com uma folha de papel de alumínio, que se retira nos últimos dez minutos ou até estar completamente dourado. Hoje a nossa fez um belo jantar.


A terminar só uma birra monumental do João porque não queria comer a banana. Agora anda nisto: chegada a hora da fruta temos direito a uma birra, eu e o pai. Deve ser um brinde de fim-de-dia.

Apreciem!

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

em contra-ciclo

o miudo a melhorar e nós o "chocar" qualquer coisa de suspeito que implica, pelo menos, o uso intensivo de lenços de papel. Está mal!

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

a dobrar!



agora são dois a fazer asneiras!


e com o mesmo comportamento: desaparecer dali como se não fosse nada com eles. estamos bem arranjados!
o migas apoderou-se do meu puf que fica mesmo ao pé da lareira. que grande lata!

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

perspectivas

o mais novo





Chegou o Migas. O elemento mais novo da família. Só tem 2 meses!Ontem à noite mal saíu da caixa dele. Deixamo-lo à vontade para se ambientar. Mas hoje de manhã o João deu-nos a mão, à vez, para irmos lá ver como estava o pequenito. Depois passou a ir sozinho e a persegui-lo. Foi buscar-lhe uma bola das suas e atirou-lha para dentro da caixa. Até que o outro se decidiu a fugir e aproveitou para conhecer a casa. Quando chegou a hora de jantar já estava completamente ambientado.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

doce de abóbora




2kg de abóbora, oito laranjas e 1,5kg de açucar.é só deixar apurar em lume brando e, já depois de frio, transferi-lo para frascos. esta foi uma das tarefas que me ocupou hoje na cozinha.

num momento em que me distraí apanhei-o já em cima da mesa e a lambuzar-se com o doce. fiquei assim a saber que o miudo gosta de doce de abóbora à colherada. no pão não quis.

dejá vu






O mais pequeno está outra vez doente. Doente com subidas de temperatura inesperadas, brônquios inflamados, uma remela desgraçada nos olhos, enfim...outra infecção respiratória. Ontem lá voltamos às urgências onde passamos as últimas 3 horas da tarde, entre oxigénio, raio x, análises e por aí fora.

De modo que hoje ficamos em casa.
E eu até consegui fazer algumas coisas. Ele é que, bem....só posso dizer que fez muito, muito mais coisas do que eu!
Passei a maior parte do tempo na cozinha. Ele também! Até teve tempo para montar duas bancadas de trabalho: uma no banco da cozinha e outra na despensa. Até me ajudou a lavar a casa-de-banho. É preciso "muita tralha" para este miudo ficar contente!

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

e agora uma coisa completamente diferente

Gourmet low-cost: Quem disse que não há bom, barato e delicioso?

http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1353368&idCanal=62

eis uma lista a seguir e a actualizar.

a viagem de salomão


tudo começou há muitos anos quando descobri os segredos de Blimunda e Baltasar. nunca mais deixei de me maravilhar com a escrita de Saramago. acredito que não podia ter começado melhor e só em todos os nomes perdi a paciência. agora acompanho a viagem do elefante salomão, que está quase quase no fim, e só posso lamentar que este seja - provavelmente, o último livro de Saramago.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

o cão do Obama

sempre escolheu o cão d'água português ou não?

a música que eu ouvia

30 anos de carreira é obra!

os xutos devem ser a banda que mais vezes vi e ouvi. eu e meio mundo que é o que torna a coisa tão especial. as farras, os concertos, as festas académicas e tantas outras que vivi ao som dos xutos...parabéns!


e o João Aguardela que faleceu hoje e que nos anos 90 animou muitas daquelas festas com os Sitiados e esta vida de marinheiro.
porque é uma idade tão próxima da minha. porque esta m...desta doença nunca mais tem atalho. porque então eu fazia parte de uma organização que lhe pagava os concertos e foram tempos tão bons! e não quero, não quero que esta foice os ensombre. caramba!

domingo, 18 de janeiro de 2009

um dia à medida












ontem, sem esperarmos, tivemos direito a um dia de quase-primavera. de modo que deu para almoçar num sítio onde volta e meia regressamos. por ser no meio de uma exploração agrícola, porque a especialidade é carne de avestruz, porque dá para ver os animais que andam por ali, por uma série de razões é sempre agradável voltar lá. e ainda há os gatos que nos saúdam logo à chegada!

o curioso






não sei qual é a característica que sobressai mais: se a vontade de explorar tudo ou a curiosidade. suponho que estarão irremediavelmente ligadas...

sábado, 17 de janeiro de 2009

adenda ao post anterior

eu ía dizer que nem todos os povos muçulmanos merecem este comentário. que a interpretação e aplicação do Corão é mais extremista nuns do que noutros e que, obviamente, há zonas mais moderadas.

mas voltei a parar e a reflectir. também não costumo fazer comentários radicais assim sem mais nem menos. e depois de pensar melhor decidi que afinal não retiro nem uma vírgula ao que escrevi anteriormente.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

concordo com Policarpo

Estou-me nas tintas para o "politicamente correcto" e borrifo-me positivamente para a necessidade de moderar o discurso em se tratando de religiões e culturas diferentes.
Casar com um muçulmano pode, de facto, trazer sarilhos a uma mulher ocidental. É mesmo preciso relembrar PORQUÊ?

Não o assumir é uma forma de compactuar com o estatuto de menoridade/inferioridade que os povos muçulmanos passam às mulheres.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

coisas pequenas







não gosto daquelas cozinhas cinzentas e brilhantes de inox e materiais modernos, quase sempre pequenas demais porque agora já ninguém usa a cozinha. gosto delas rústicas, grandes, aquecidas por coisas e coisinhas que mostram como ali se concentra uma parte importante da vida dos que habitam a casa. dos desenhos dos miudos no frigorífico, dos ímans foleiros, dos frasquinhos de especiarias, do cheiro do café que perfuma tudo, dos potes de mercearia, dos azeites, dos vinagres, das compotas, etc, etc. do gato que se aninha numa almofada da cadeira, das migalhas que pontuam o chão, do cheiro do bolo que coze no forno, da infinidade de objectos e utensílios que se arrumama aqui e ali, uns mais à vista do que outros, a maioria com ar de invenção de mestre Pardal. gosto, pronto. desconfio que deve ser a parte da casa de que mais gosto. Esta e um jardim-de-inverno(que não tenho) e que me preenche os ideiais de uma casa perfeita!

de modo que é isto



é só isto que apetece.
um lume muito quentinho.
deixarmo-nos amolecer como os gatos.


enroscarmo-nos no sofá e deixar o tempo escorrer até que um alerta qualquer nos relembre que amanhã é dia de trabalho.
e de escola para o mais pequeno.

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

os médicos entre eles

Ontem voltamos ao otorrino para ver se a otite está mesmo a sarar. Que sim, diz ele, depois de espreitar lá para dentro com aqueles "funis" pequeninos, de aspirar qualquer coisita por ali e de fazer um comentário jocoso a propósito da "força das mães a segurar os filhos que é sempre extraordinária". Só um bom bocado depois é que percebi que estava a parodiar a cena em que nos mandam segurar os putos,ponha o braço assim a a perna assado, e nós os deixamos escorregar porque achamos sempre que os estamos a apertar mais do que eles gostam. Enfim, comédias à parte saímos dali descansados.
Depois encontramos a médica dele no corredor e pusemo-la ao corrente das nossas últimas andanças. Ía fazer a noite na urgência mas mandou-nos entrar e que fez ela?! Esteve outra vez a ver o ouvido do miudo - disse-me que para ter termo de comparação para a próxima sexta-feira, altura em que quer voltar a vê-lo.
Isto deixa-me mais descansada?
Não sei que pensar porque a primeira ideia que me ocorreu é que os médicos não confiam no trabalho uns dos outros. À semelhança do que acontece com todos os outros profissionais em Portugal. Sintomático, não é?

sábado, 10 de janeiro de 2009

meia-noite

o relógio avança mas o pequenote cá de casa decidiu que agora é que é mesmo hora para a brincadeira.

a lasanha ficou optima, já agora!

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

o elogio do mel

Diz-me a tia Rosa que em Paris o mel está na moda. Que há tratamentos de beleza com mel, receitas, velhas mezinhas que são reeditadas e outras descobertas sustentadas nas inovações da ciência e da tecnologia.

Conta-me que depois de experimentar os champôs caros da farmácia para resolver um problema qualquer de seborreia descobre afinal uma máscara simples à base de...mel, pois claro. E sim o problema está a resolver-se.
Sempre houve mel na nossa casa e é bem verdade que nunca lhe ligamos muito. Lá nos ocorria adoçar o chá com mel quando estavamos constipados mas, pouco mais.
Inspirada comprei uns frascos de mel de rosmaninho e lá voltei a reintroduzi-lo, agora na minha casa; no chá (que bem que sabe!) e nas torras (que afinal o miudo a-d-o-r-a!). Só ainda não experimentei as máscaras mas é esperar. Sim tia, tinhas razão.

rescaldo

As festas já lá vão. Ainda por aqui andam uns restinhos de febre - que não tem dado tréguas e de uma otite já em fim de vida (esperemos!). Hoje o otorrino disse que o miudo está optimo e que isto agora já não dá motivos de preocupação - diz ele!, a ver vamos.

Temos um fim de semana de descanso pela frente e a esperança de que, para a semana, o ano aranque definitivamente.

O primeiro devaneio do ano: umas botas biviel (lindas de morrer!) que hoje já se estrearam nos meus pés!

Para o jantar de hoje: lasanha de espinafres e ricotta! Está a dourar no forno enquanto o miudo dorme a sesta.
É claro que o dia está longe de terminar! Ainda estou à espera de ser rendida, lá mais para o final da tarde, para ir dar umas horas de formação. Regressarei lá para as 11 e tal da noite e desconfio que nessa altura a lasanha já nem me vai apetecer muito!

domingo, 4 de janeiro de 2009

de volta ao trabalho

Amanhã voltamos às rotinas. E lembrar-me que no ano passado, exactamente no 1º dia de trabalho, estampei o carro e apanhei um susto enorme! Amanhã vou fazer a mesma estrada, logo de manhazinha e, tudo indica, com uma chuvinha simpática. Mas como o destino somos nós que o fazemos 2009 não me reservará mais surpresas destas.

2009 entrou com promessas de um ano melhor e eu, e nós, havemos de vivê-lo muito bem!

uma prenda





Adorei esta caixinha surpresa!

Mas ainda não provei as geleias. A ver se ponho um ponto final nesta etapa de exageros gastronómicos e reponho alguma ordem nisto que assim, oras, não pode ser! A ver se me esqueço que ainda andam por aqui umas rabanadas e uns chocolates de perdição...

sábado, 3 de janeiro de 2009

as "ites"- outra vez

o corolário destes tempos impossíveis é uma..."otite" que se revelou hoje de manhã.

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

reconsiderando

um desejo para 2009:

TER MAIS TEMPO PARA LER!

uma lista

Para ler (já):

a courrier internacional (parece que é o último número do Fernando Madrinha);
a Science&Vie totalmente dedicada às origens da vida (já li alguns artigos e até agora só lamento que o meu francês esteja tão enferrujado - raispartam)
o último do Saramago

de fita e papel




Muitos livros debaixo da árvore. Para ele é sempre uma prenda adequada. O stock de carrinhos também aumentou mas são tão mas tão giros que até eu brinco com eles.
Um cavalinho de madeira que o faz rir à gargalhada sempre que se baloiça nele.
Plasticinas e respectivas ferramentas de trabalho. Um quadro de desenho que ainda não abriu. A Popota e a Leopoldina. E outros presentes de que não me lembro - não vá o pai voltar à conversa de sempre sobre a quantidade de coisas que este miudo tem...

no 2º dia do ano

Não há cá balanços do ano que passou nem grandes formulações para este que agora entrou. Entre termómetros, vírus e cª não houve nem tempo nem disposição para tanto. Por outro lado se paro um bocadinho que seja adormeço.

Preciso mesmo é de ir aos saldos.

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

desejos

UM EXCELENTE 2009