segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

brrr




o carro e tudo à nossa volta tinham este ar

quase em fim de ano




para espantar este clima vamos apelar a bons momentos...

quase em fim de ano

e continuo a falar de infecções respiratórias, febres, vapores, urgências, blá, blá, blá. Livramo-nos de uma e parece que já estava outra à porta à espera de entrar.

Isto assim vai prolongar-se até quando?!

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

da praxe

Este blog entra hoje de férias. A partir de agora e por uns dias. Vamos para o frio.

Cheguei hoje a casa - já bem depois da hora habitual de jantar, com as últimas prendas e a promessa (também já habitual) de, para o ano, despachar isto mais cedo.

Jantou-se tarde, ainda abrimos umas prendas (que isto agora tem sido todos os dias) e o miudo foi para a cama, ainda com as pilhas carregadas, já perto das 11h!

De modo que vamos a isto: Boas Festas para todos aqueles que nos visitam.
E, se a coisa se proporcionar, gardem-na no coração para os próximos tempos, a magia desta época!

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

a solução

depois de perder a conta às vezes em que me levanto de noite para o tapar hoje deparei-me com um saco para dormir numa montra. Um saco grande (!). Não pensei duas vezes e tratei de o trazer para casa. Agora acabou-se a brincadeira de tirar as meias e acordar com os pés gelados. ih!, ih!, ih!

a festa de Natal




É preciso referir, desde já, que nos esquecemos da máquina fotográfica em casa. Contra todos os hábitos e expectativas. Assim não temos fotos decentes da 1ª festa de Natal do filhote na escolinha. Uma vergonha! (temos que contentar-nos com as do telémovel.
Fora isso tudo bem. Lá rumamos ao sítio combinado por volta das 18 e assistimos, primeiro às gracinhas dos bébés, depois à encenação da sala dele e depois ao espectáculo dos mais velhinhos.
Como combinado íam de camisola vermelha e gorro de pai natal. O que eu corri hoje de manhã à procura de um gorro de pai natal. Acabei por encontrar um muito reles numa loja chinesa. Serviu.
Depois de fazer muita asneirinha enquanto esperava pelas prendas e de protestar que queria pão, lá passamos ao lanche convívio onde encheu a boca de pão e comeu batatas fritas.

Eu que já ía predisposta para espremer a pestana lá resisti e portei-me bem.

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

uns bocadinhos de conversa

Ontem apanhei o miudo na escola mais cedito. Aí pelas 4 e pouco. De modo que tive tempo para conversar um bocado com a educadora que é coisa que gosto mesmo de fazer.

Ás tantas veio à baila a quantidade de horas que os miudos ficam na escola e, pior do que isso, o facto de alguns deles ainda preferirem ficar com elas a ir com os pais. Há miudos tão carentes de mimo e atenção que ainda preferem a atenção do pessoal do infantário à sua própria casa. Que aperto no coração!

Há ali miudos tão agitados, rebeldes e difíceis - porque lhes falta o principal, que a gente fica a pensar que sim, que há vidas difíceis mas que nada justifica isto! Meia hora que seja só para eles não pode ser assim tão difícil de arranjar.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

1ªs vezes

A escolinha tem esta coisa fantástica de também a nós (a nós pais) proporcionar primeiras vezes. Como a festa de Natal deste ano em que, supostamente, o rapaz vai cantar!

Vamos de camisolas vermelhas e gorros de natal na cabeça (que de resto ainda não comprámos!!!)! há piroseiras mesmo deliciosas...

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

os nossos políticos, tão engraçados que eles são!

Que a crise se instalou definitivamente nas nossas vidas é inegável. Que veio para ficar e alterar muitos dos nossos hábitos de vida e de nação também parece inevitável. Porém os partidos políticos, as associações sindicais e patronais e restante pandilha continuam firmes numa política de guerrilha, numa tentativa patética de fazer render o descontentamento social que grassa em cada casa, em cada português, em cada esquina. Não percebem que esgotam todas as réstias de esperança, que quebram a vontade de cada português em fazer alguma coisa por um futuro melhor.

Esta gente não perceberá que é tempo de cada um fazer um bocadinho? Hoje, pela primeira vez, ouvi o ministro das finanças dizer qualquer coisa de jeito, quando arengou um resquício de ameaça à banca para agilizar o crédito às pequenas e médias empresas. E que faz o PSD? Vem logo acusar o ministro de estar a ameaçar a banca, coitadita, que é um sector tão desprotegido, tão desprovido de meios que precisa mesmo de alguém que a defenda! Mas não haverá vergonha entre esta gente? O raio da politiquice do dia a dia ainda se sobrepõe ao interesse de muitos porquê?

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

fim de tarde





assim de repente parece que não tenho mais nada para fazer. mas para dar vazão a uma torrente de energia de um miudo que não pregou olho em toda a tarde fizemos bolachinhas. É muito fácil esta receita e depois de usarmos os cortadores de bolachas ficaram assim com este aspecto delicioso. por pouco não cozíamos também as plasticinas do miudo. ele bem tentou!

domingo, 14 de dezembro de 2008

tardes chuvosas e frias

Está tanto frio lá fora que nem parece que estamos no sul do país, onde os verões são inclementes mas os invernos nem são assim tão maus.

Anatomia de Grey é uma boa série para ver num início de tarde assim, com chuva e granizo misturados e uma lareira muito quentinha na sala!


E agora entram a Nico, a Victory e a a Wendy...uh! Espero que a sesta se prolongue por mais um bocado

sábado, 13 de dezembro de 2008

dele








quando faz um desenho temos que o colar na parede. e, na hora de ir para a cama, quase sempre se lembra que é mesmo a hora certa para fazer um. leva a cadeira dele para o pé da lareira e senta-se lá. até faz aquela fita de estender as mãos para as aquecer.continua a gostar muito de livros e de histórias.
quando faz asneiras e me zango com ele vem muito lesto oferecer-me beijinhos e festinhas na cara.

do natal

debaixo da árvore já há algumas prendas. uma parte são dele e, o mais engraçado, é que ele já sabe quais. Disse-lhe uma vez "esta é tua e esta e esta ...esta é da tia, esta do Duarte, esta da D. Leonor..." Quando lhe perguntei outra vez quais eram as dele identificou-as todas. Já abriu uma claro e os laços das outras já estão desfeitos.



Este ano as vossas prendas podem ter um ar amarrotado e algumas podem já nem ter laços e até papel...Mas é o que há!

destes dias de chuva e frio

um miudo que dorme de rabo para o ar...muito regalado.

hoje brincamos com plasticinas que são bolinhos, pratos, colheres, copos, cães (deficientes áh!, áh!), meninos e tal e tal...

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

quem paga a incompetência?

Diz-nos a imprensa que Vitor Constâncio é o 3º governador de um banco central mais bem pago no mundo.
Ora eu que até acho que os bons profissionais devem ser bem pagos pergunto-me: que fez este senhor ultimamente para merecer este salário principesco?

Vale a pena relembrar o caso BPN? E o do Banco Privado Português?

E porque teima o governo em apoiar um sector que no 1º semestre do ano teve mais de mil milhões de lucros? E ainda por cima com o nosso dinheiro? Não devíamos poder dizer alguma coisa sobre isto? EU NUNCA PASSEI UM CHEQUE EM BRANCO AO ENG. JOSÉ SOCRATES!

a nossa árvore






é um poiso de muitas criaturinhas mágicas, feitas de tecidos, feltros e lãs. Daquelas que se aguentam bem nas mãos do filhote, que andam pelo chão e voltam para árvore. E que já raramente conhecem o lugar do 1º dia, durante este mês.

aqui e ali





domingo, 7 de dezembro de 2008

enquanto eles dormiam

Estão os dois a dormir uma bela soneca. Um veio do médico com uma laringite diagnosticada. O outro escapou, por hoje, à terapia respiratória.

Eu deixei-me ficar de pijama ao pé da lareira a desfrutar deste sossego. Por uns momentos a casa está silenciosa. Até consigo ouvir a chuva a cair lá fora e a bater nos vidros.

Fiquei a papar séries na fox. Que bem que me soube....

O Banco Alimentar

Como é que 2,5% dos portugueses precisam da ajuda do Banco Alimentar?
Entro no supermercado com uma lista de coisas que devo levar para casa. Uma lista grande de coisas necessárias e outras nem tanto. Recebo o saco e no percurso ponho lá umas coisas. Sem pensar. À saída entrego-o ainda sem pensar.
Foi depois, vários dias depois, quando li por acaso o raio das estatísticas que recebi o baque. 2,5% dos portugueses precisam da ajuda do Banco Alimentar, caramba!

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

e finalmente a semana chega ao fim

reparei que tenho uma veia que me atravessa a testa e desce até ao olho esquerdo. e reparei nela porque hoje estava muito saliente. só pode ser do cansaço, brrr.

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

óh Dores...áh, áh, áh!


esta teve muita graça!

e finalmente...

entramos no mês de que mais gosto no ano!

Estivemos por casa durante todo o fim de semana, cumprindo à risca (excepto o almoço de família no sábado) as ordens da médica.
Para o mais pequeno o resguardo tem que manter-se mais oito dias.
Entretanto fizemos a árvore e "vestimos" a casa de Natal. Quer dizer, está quase: ainda falta um arranjo e umas velas (que as do ano passado arderam e iluminaram-nos!!!) mas o essencial já está. Ainda não decidi se fazemos presépio ou não. Onde é que se encontram figuras bonitas em que os miudos possam mexer à vontade?

Sim que aqui é tudo de feltro e materiais que podem ir ao chão, mudar de sítio, etc.

Durante a semana havemos de ter que nos organizar, o pai e eu, para ficar com ele à vez. Prendas ainda não há nem uma! E nós também não estamos a 100%. Isto vai ser bonito...

É Natal!