terça-feira, 30 de setembro de 2008

mais do campo

o telefone




Quando me apanha ao telefone tem que arranjar logo maneira de acabar com aquilo. Primeiro começa o "taaaaaaaaaaaaa?" depois manda beijinhos e por fim a tentativa de me tirar o telefone da mão.
Se não for assunto em que ele possa entrar e eu não lho poder dar encosta-se a mim, deita-se em cima de mim, traz os livros, pede atenção, até se lembra de dar cambalhotas. E assim, se vos parecer que respondo atabalhoadamente ao telefone, se vos despachar ou se, de repente, a chamada acabar já sabem o motivo!

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

comidinhas para nós e para ele

rendi-me ao wok em boa hora!

hoje jantamos:
wok de legumes e filetes de pescada acompanhado com batata cozida. Simples. Perfumado. E saudável. Este tipo de panela permite cozinhar com muito pouca gordura e pouco liquído. É quase como cozinhar os alimentos ao vapor. Optimo para o pequeno também.

outros bébés

do campo




amoras silvestres

comidinhas

comemos tarte de legumes mediterrânicos que levou: alho francês, curgete, pimentos, beringela e tomate seco (pomodori).ficou optima e o miudo adorou. gosta de tartes, pois então.

domingo, 28 de setembro de 2008

uma perda inestimável...

hoje, nas andanças das Palavras Andarilhas, perdemos o Pi!
é verdade que nos últimos dias o bicharoco parece ter sido substituído por um cão que anda por ali mas o Pi era tão especial!!! foi mesmo pena...

sábado, 27 de setembro de 2008

a ranger os dentes

porque é que não se aprova de uma vez o casamento civil entre homossexuais?!

Palavras Andarilhas 2008





Chegamos já perto do final da tarde. Ouvimos um contador de estórias brasileiro, que tocava uma pandeireta, cantava e contava. Uma delicia. Prosseguimos com a compra dos livros. Três. Aproveitei um sobre o "bacio".
Ainda demos um saltinho à bebeteca. Este miudo gosta mesmo de livros.

Fiquei a achar que este ano não estava tão interessante como o ano passado em termos de presenças de livrarias e outros expositores. Mas é uma boa iniciativa, lá isso é. Respondeu um "não" muito enfiado ao Serafim quando este lhe perguntou se estava bom e em troca levou com um "- ai é?, já não conto estórias na tua escola!"

um rapaz realizado


consegue esvaziar o armário das panelas logo pela manhã...


e as novidades são:
dois dias sem diarreia e três sem vomitar. continuamos a ter cuidado com o que come. ainda o sentimos um bocadinho debilitado especialmente nas caminhadas e na necessidade de dormir, ao longo do dia, mais do que dorme habitualmente. mas pouco a pouco recupera.

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

da semana

dia e meia de gasteroenterite deixaram-no derrubado. hoje dormiu muito, bebeu muito, comeu pouco e brincou pouco.

regresso





imagens de um regresso a casa domingo à noite. a trovoada estava prestes a desabar mas a última luz do dia ainda teimava em iluminar o caminho

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

um miudo que come bem





por ex.: massinha de peixe, um copo de sumo de laranja natural e uvas. (parece muita fruta mas o sumo não é habito diário). e é bem capaz de me pedir "pão" que agora quer dizer realmente pão, bolo ou bolachas. só distingo porque ele aponta para onde estão as coisas.

tarefas




Um dos divertimentos é atirar a lagarta para fora da cama logo que acorda. A tarefa seguinte é voltar a colocá-la lá outra vez. Por vezes fica ali um bom bocado mas não desiste. Nem eu deixo que isto é tarefa para menino malandreco...

verdes e matizes no meu quintal



A ficus e a schefllera parecem dar-se bem na mesma floreira. Depois de ter conseguido conter uma praga de cochonilha (que as deixou débeis, sem folhas e tristes, ainda no início do verão, recuperaram e estão prontas para atravessar o inverno. Se calhar ainda as podo antes disso para conter um bocadinho o crescimento.

2º dia

Visita rápida já no fim do dia à escolinha. Atrasei-me e quando chegamos a educadora já tinha saído. Ainda brincou com os meninos, comeu bolachinhas, tirou os brinquedos da mão de uma menina, etc, etc.
Agora vamos aumentando pouco a pouco os tempos. Eu tenho disponibilidade e a escola permite-o. Vamos aproveitar. Estou convencida que a coisa vai correr bem.

ervas e mezinhas (- à laia de dica)

Mestre Salgueiro, o ervanário de Montemor - que vai dando umas sessões sobre ervas e plantas medicinais,apesar dos seus oitenta e tal anos (ou por causa deles e da sabedoria que acumulou ao longo do percurso)tem este livro "Ervas, usos e saberes" que eu QUEROOOOOOOOOOOOOOOOOOO!

terça-feira, 16 de setembro de 2008

a parte desagradável

da experiência - porque também teve, é que descobri que me enganei na cor do bibe. quem é que me manda ser apressada?, fui sossegada, "que não faz mal, lá mais para a frente vamos ter bibes nossos, logotipo e um marcador próprio"
e afinal também não era preciso por lá o nome já que está tudo em vésperas de mudança. pois bem...estes vão ter que servir e depois logo se vê.

sem pressas

outro aspecto e relevar é a conversa sobre a fralda. disse-lhe em que pé estão as coisas e ela concordou comigo que não há pressa. Quando ele quiser e todos sentirmos que está preparado tira-se a fralda. E no meio da conversa diz-me ela " - quanto mais tarde melhor, estão mais preparados e é mais facil obter resultados", finalmente alguém que encara a coisa com sensatez.

estágio "pré-escolinha"

Lá fomos hoje passar um bocadinho de tempo à escolinha do rapaz para ele se habituar. Chegamos perto das 17h e enquanto eu conversava com a educadora ele brincou com os meninos. Abraça-os muito contente e alapa-se a eles mas acho que os miudos se assustam e começam a querer fugir. Do que vi gostei, menos da televisão - ainda vou querer saber quanto tempo está ligada. Amanhã há mais.

as begónias


Outra família de plantas fantástica. Esta está no parapeito da janela há pelo menos 3 anos. Dá flor quase todo o ano. Já a podei, já secou, já voltou a crescer. É uma nota de cor alegre que não me dá trabalho nenhum.

operação: bacio




"agora vamos fazer um chichi, está bem?", eu para ele, depois de comer. Foi, muito despachado, à casa de banho e regressou com o dito.
E, mais uma vez, sentou-se lá, ficou a ler o livro e tal e tal e....nada!

sábado, 13 de setembro de 2008

fim de dia

saímos para passear com o miudo cheio de sono mas convencidos que acabaria por adormecer no carro. nada.
ainda se aguentou ao jantar mas já bebi o café com ele ao colo. à saída fez questão de dizer "tdau" (chau) a uns quantos, muito simpático e tal e tal. as birras guardou-as para o carro na viagem de regresso. que brinde!

tratado sobre a generosidade

A minha vizinha contou-me há uns dias que vai fazer obras em casa e que vai ficar sem uma parte do quintal onde tem a maior parte das suas plantas. No meio da conversa sai-se com esta:" - depois tem que vir lá escolher os vasos que quer!"

Fiquei sem palavras.

cactos e suculentas





A diversidade de cactos e suculentas permite a qualquer pessoa encontrar pelo menos uma planta interessante para os seus vasos. Os meus atravessam o verão - inclemente para a maioria das plantas no exterior, muito bem. Reservo-os para a parte do quintal que tem maior exposição ao sol e ao calor. Já às investidas do pequeno resistem menos bem. Não se pode ter tudo!

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

e das birras

começa um berreiro monumental sempre que é contrariado. quando decide que não quer lavar a cabeça (mesmo que o banho esteja a ser optimo). quando lhe tiro um prato da mão que ele sorripiou à socapa da mesa já posta. quando lhe digo que vamos lavar as mãos e a cara. e depois outra vez quando é preciso fechar a torneira... e sempre que alguma coisa não lhe cai lá no goto. é um choro que vai aumentando de tom, na maior parte das vezes sem lágrimas. entranha-se nos ouvidos e tem a particularidade de irritar muito. haja paciência!

do desfralde

Nada. Senta-se no bacio - até já o faz voluntariamente, mas não faz lá nada! Em contrapartida aponta para a fralda e exige que se mude sempre que tem lá alguma coisa. Quem é que os entende?

manchas de verde e outras cores



Reparo que o número de cactos e suculentas vai aumentando cá em casa. Na foto uma echeveria e uma crassula que tem sido torturada pelo João. A atracção pela desgraçada cresce na proporção das vezes em que me zango com ele e lhe peço que deixe de lhe arrancar as folhas!

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

hoje jantamos

flã de curgete com salada de alface e tomate. Uma delícia de receita que vi aqui: cincoquartosdelaranja.blogspot.com/o nosso ainda estava quente quando começamos a comer, de modo que ficou um bocadinho enjoativo. Frio deve ser bem melhor. O João adorou.

à espera...

Adoro o fim de verão. Este doce encerrar de um ciclo em que os dias vão arrefecendo e encurtando, as folhas e flores amarelecendo, murchando e por fim, secando...
Em breve chegará o Outono e toda a natureza entra em repouso. Em descanso. Vou precisar de tratar das minhas plantas que, durante todo o verão floriram e animaram o quintal. Tenho que cortar os ramos velhos dos gerânios, deitar fora as petunias, podar umas, guardar outras. Gosto tanto de petúnias. Foi a minha avó que me ensinou a gostar delas, sem saber. Havia sempre flores destas nos canteiros, mesmo quando já não as podia regar...

aromáticas











Os meus vasos têm sido muito generosos: salsa, hortelãs (da ribeira, menta e vulgar), erva do caril, tomilhos, erva-luísa, mangericão e alecrim. Em breve farei mais sementeiras e "postarei" por aqui umas imagens das minhas experiências. Os aromas que se desprendem das ervas quando lhes tocamos - por ex. no mangericão que usamos para perfumar saladas de alface, as hortelãs, os poejos...são qualquer coisa de reconfortante.

a flauta

tudo lhe serve para fazer de flauta: os rolos de película aderente, as garrafas de plástico, caixas e caixinhas, até as panelas mais pequenas. de modo que comprou-se uma cá para casa...


que afinal não tem sido muito solicitada.

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

recados à tia P

tiazoca viste a t-shirt do ruca? que bem que lhe fica não é?


ficas também a saber que é responsável por umas pintas verdes que ficaram na outra roupa com que foi lavada. Inclui lençóis, outras t-shirt's e mais e mais...tive que esfregar muuuuuuito....

onde para a ASAE???











porque raios não inspecciona a ASAE os brinquedos que se vendem nas feiras? Alguns são verdadeiras armadilhas para os miudos.

de visita




e com o monumento ao cante alentejano em fundo

aaaaaau aaaaaaaaaaaaaau!!!

Precisamos de um gato ou de um cão cá em casa. Urgentemente!
De vez em quando o miudo lembra-se disso e atira-se para o chão a miar e a ladrar.

terça-feira, 9 de setembro de 2008

como a História prega umas partidas

Por estes dias, em que a crise especulativa e energética se alastra, vemos os Estados Unidos e a Inglaterra nacionalizarem bancos. É ou não é um momento histórico digno de registo?!!

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

a lista de coisas para fazer

já temos a mochila. o copo para a água, que o miudo não gosta da garrafa de plástico. a escova. o saco de pano para os lençóis.
ainda falta:
- o bibe (esqueci-me de ver bem qual é e agora preciso de voltar lá para confirmar antes de o comprar),
- as etiquetas com o nome do rapaz,
- o saco de pano para a muda,
e agora não me lembro se ainda falta mais alguma coisa.
falta ir passar lá uns bocados para ele se habituar antes de o largar um dia inteiro.

das coisas pequeninas

Adoro mercados. Odeio comprar legumes, frutas e outras coisinhas apetitosas no super-mercado.
Em que modelo ou continente é possível comprar uma curgete gigante a uma velhota que me responde assim
"- nem a peso, são 50 cêntimos" e que dizer ao sr. que nos vendeu uma melancia e nos recomenda "se não estiver boa venham cá no próximo sábado que eu arranjo outra". e se estava deliciosa!!!
não percebo porque desbaratamos os nossos mercados assim sem mais nem menos rendendo-nos à pressão da construção e da massificação das grandes superfícies. raispartam...
já vimos mercados fantásticos em cidades pequenas, rodeados do fervilhar que a vida urbana acarreta. em Espanha, claro.
e que dizer dos mercados em Londres que são verdadeiros centros comerciais de banquinhas e barraquinhas, onde se vende de tudo?, do sabonete artesanal, a uma peça de fruta ao botão? ai, ai, ai!

domingo, 7 de setembro de 2008

caricaturando

Ora que o tempo novo não é só um babyblog, há muito que se tinha percebido, aproveito então para contar.
Sexta feira passada, a meio da tarde dou com uma operação stop, à saída de uma ponte, em pleno Baixo Alentejo. Viatura e agentes vários para todos os gostos mandavam parar os carros (poucos como manda a lei demográfica na região menos povoada do país).A mim coube-me a sorte de ser mandada parar, mostrar os documentos, o triângulo (srª dona Sofia agora mostre-me o triângulo de sinalização e o colecte reflector), naquela linguagem desajustada que ninguém percebe e nos deixa logo com aquele sentimento dúbio de que estamos em falta mas não sabemos bem porquê. Eu vivo convencida que a autoridade não existe para nos intimidar mas quando passo por episódios destes parece que as minhas convições se esboroam...
Tudo visto e confirmado, tudo em ordem portanto, eis que o iluminado se vira para mim " -Este endereço que tem aqui na carta de condução...Não é o endereço actual?!
e eu incauta, burra, "- Não, não é...", porque diabos não tive a presença de espírito para armar o sorrisinho infantil número 3 e dito com a maior das naturalidades "ai não sr. guarda não é mas só me mudei há dois dias!!!", era mesmo isto que ele estava a pedir.
Fui multada por "não ter comunicado à autoridade competente, no prazo de 30 dias, que tinha mudado de endereço" assim reza o auto que fui convidada a assinar, depois de também ter sido "convidada" a pagar 60 euros senão "sou obrigado a apreender-lhe os documentos".
Isto não é uma operação de prevenção com fins pedagógicos, ou com o objectivo de mostrar às populações que a polícia está presente. Isto é uma operação de caça à multa. Simples.
E em mim permanece o sentimento de desconfiança em relação à polícia e restantes forças de segurança deste país. Simples. E triste.

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

ao anoitecer

das férias




Dias em que adorou a água, correu para ela, delirou com as construções e as piscinas. E outros em que fugiu dela assim que molhou o pé repetindo que "não, não, não".
Dias de sestas demoradas e bem dormidas. De passear à noite, até à meia-noite, sem pinga de sono. Dias de delirar com os carrinhos de choque e outros carrinhos, a roda-gigante, o parque de insufláveis enormes onde não entrou por falta de idade - não de vontade, note-se! Dias de delirar sempre que via o carrinho do Nody - e onde andou bastas vezes com direitos a abraços, beijinhos e narigadas no boneco sortudo.Dias para recordar, durante o resto do ano, sem esquecer a passagem e a companhia dos familiares que por lá passaram.Dias!

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

PALAVRAS ANDARILHAS

Para dar notícia de uma excelente iniciativa que se organiza em Beja entre os dias 24e 28 de Setembro.

http://palavrasandarilhas.blogs.sapo.pt/

música, natação e...escolinha?

O pimpolho está em lista de espera para entrar na escolinha. Não sei quando será isto.

Mas vamos ter natação e música todas as semanas. Olaré!

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Hoje dia 1 de Setembro

Começa a segunda parte do ano. É uma espécie de dia 1 de Janeiro mas já sem as resoluções de ano novo. Os últimos 15 dias de Agosto foram uma pausa. Uma pausa para encher o peito de ar. Uma pausa para carregar as baterias. Uma pausa para me afastar um bocadinho do dia-a-dia e para ver ao longe. Estava mesmo a precisar.
Mas hoje, hoje que era suposto ser o tal dia 1 da segunda parte do ano parece que fui subitamente empurrada. E o ar que tinha nos pulmões não me chegou.

De modo que está-me-cá-a-parecer-que-vou-mas-é-aprender-a-respirar-melhor!