terça-feira, 29 de julho de 2008

os pins das croc's

como se não bastasse ter aderido às crocs (às verdadeiras!!!) também aderi aos pins.
só não sabia como colocá-los nas ditas até que a J, mãe de 3 e, pelos vistos doutorada em croc's, me explicou!

o "ãoão"


lambe-o, procura-lhe as mãos, o pescoço

e ele não tem medo nenhum!

sonhos

a noite passada deve ter sonhado imenso com o Pi.
De repente comecei a ouvi-lo dizer, muito divertido:

- Pi...
- Pi...
- Piiiii!

segunda-feira, 28 de julho de 2008

a provocar (des)equilíbrios?!

a invejar as brincadeiras dos primos


Não podia ver os primos a brincar que tinha logo que se ir lá meter no meio e boicotar-lhes a brincadeira.

quinta-feira, 24 de julho de 2008

terça-feira, 22 de julho de 2008

num destes dias




ainda vamos descobrir que a bola dorme na cama dele...

25

25 meses, faz hoje o nosso pimpolho!

sexta-feira, 18 de julho de 2008

cenas do dia-a-dia

Um dia destes, a propósito de uma conversa qualquer, o Zé responde-me que acha que o João tem coisas de mais.
- Coisas demais? Não acho nada disso!(respondi-lhe logo prontinha refutar quaslquer tipo de argumento que rondasse o consumismo)
- Onde é que estão as tuas preocupações com o consumismo e com o ambiente? Puseste-as de lado, é o que é! Ora anda cá! (eu a ver a coisa mal parada enquanto me ia mostrando os cantos da casa (todos!) onde há coisas do João!)- Vês? Qualquer dia deitamos fora as nossas coisas para caberem as dele!
- Deixa-te disso os miudos nunca têm coisas demais(encerrei logo ali o assunto com esta argumentação irrefutável - que qualquer mãe compreenderá muito bem.)

O idiota do pediatra que andou a dizer que os miudos eram muito mais felizes quando brincavam só com pedras e paus devia ser fuzilado no campo pequeno. Eu nunca comprei nada, nadinha, ao João por me sentir culpada ou para o compensar por alguma coisa. Isso sim parece-me profundamente errado. Mas não tenho qualquer problema em encher-lhe a casa de brinquedos ou de outras coisas que ele goste. É claro que ele prefere muitas vezes as nossas panelas, a vassoura ou a esfregona e tantas outras coisas que, à partida, não são para brincar. Mas também gosta muito dos livros, da música, dos bonecos, carros e carrinhos, etc, etc. E é bom perceber que ele faz as suas escolhas e, sobretudo, que pode escolher.Porque é só disso que se trata: dar-lhes a possibilidade e a liberdade de escolher. Desde já!
Nenhum brinquedo substitui o mimo, o tempo que passamos juntos enquanto cozinho as refeições, o tempo em que deixo de fazer coisas para me sentar no chão com ele, o colinho que ele me pede no meio da brincadeira, levantando os braços, trepando pelo meu corpo acima para, logo em seguida, se deixar escorregar outra vez até ao chão. Não há televisão, filme ou bonecada que ele prefira a dez minutos que seja, connosco. E no entanto, no entanto, percorrer a casa e encontrar as coisas dele enche-me o coração.

quarta-feira, 16 de julho de 2008

girassóis em casa


lindas



as crocs do miudo. muito leves, anatómicas e tão fáceis de limpar. conquistaram-no!

CROC

CROC CROC CROC CROC

Aderi às crocs e comprei umas ao piolhito. vermelhas!!! giras, giras.

terça-feira, 15 de julho de 2008

depois de jantar


pilhas carregadas (carregadíssimas!!!) e não falta animação nesta casa...

segunda-feira, 14 de julho de 2008

mais pedacinhos desses...





pedacinhos de ternura






semeados pela casa.

a nossa garagem


tem ar de armazém. mas dá tanto jeito, facilita-me tanto a vida ter este espaço para guardar coisas que nem imagino como seria sem ele!
porém ainda me acontece, ou acontece-me cada vez mais, refilar por causa da falta de espaço cá em casa.

quinta-feira, 10 de julho de 2008

parece-me

que esta criança me dá muito mais trabalho agora do que já deu. não sei se é esta coisa da memória selectiva...
sei apenas que não o posso perder de vista durante muito tempo porque é certo e sabido que encontrarei alguma coisa virada do avesso, ou partida ou assim...

é tão curioso este miudo. tão explorador. parece que tem fome de perceber tudo o que o rodeia. tem que mexer, que mirar e remirar as coisas, que lhes tocar, cheirar, provar, lamber. e esta mania das arrumações que o leva a semear os objectos mais improváveis no chão, alinhados por uma ordem qualquer que ele determina.

no final da tarde fomos os dois à farmácia e não tive um minuto de sossego. Tirou caixas e caixinhas, frascos e cremes e espalhou pelo chão, entrou onde não devia, abriu uma gaveta e entalou um dedito (coitado) e eu vi a operação de pagamento com cartão ser cancelada por duas vezes por não ter inserido o código a tempo. No final ele foi pegado ao colo para que eu pudesse arrumar as coisas antes de sairmos de lá.

quarta-feira, 9 de julho de 2008

o fascínio da chávena



Sempre que vê uma chávena de café na minha mão tenta por todos os meios obtê-la.


Deve haver qualquer coisa no ritual do café que atrai os miudos. Desde sempre que me contam histórias deste tipo. A I por ex. exigia uma gotinha de café a cada um de nós desde pequena. Pois bem o João não pede uma gotinha mas se o deixar rouba-me a chávena e é bem capaz de beber o que encontrar lá dentro. Hoje conseguiu apnhá-la da mesa no quintal e depois andou por ali a passear-se com ela e a fingir que bebia café.

terça-feira, 8 de julho de 2008

esquissos...

a futa

(é verdade ele diz futa). surpreendo-me porque ele não gosta de uvas. acha piada aos bagos, brinca com eles mas não gosta da textura. Mas ADORA, ADORA melância. Não pode vê-la sem que me peça logo um bocado.

é este o resultado da avaria





ainda não sabemos se o arranjo do problema será quase tão caro como uma máquina nova. as fotos saem assim. nas fotos uma lagarta gigante que serve de barreira entre o João e as grades da cama. Um dos seus passatempos

é atirá-la para o chão. E é tarefa que lhe dá muito trabalhinho, dado o tamanho do bicharoco. Quando chego ao quarto e ignoro a aventesma no chão o miudo zanga-se comigo.

domingo, 6 de julho de 2008

ainda não percebemos se é o fim

da nossa querida máquina fotográfica - oferta dos meus manos há exactamente 2 anos!!! Mas depois de ter tirado mais de 10 mil fotografias presenteou-nos, este fim-de-semana, com um KO.
De modo que estamos assim...sem fotos.

está um rapazinho

O raio do miudo cresceu num instante ou fui eu que me deixei dormir?
Subitamente é um rapazola em tudo; no corpo que muda, nas expressões de desafio - João dá cá isso! - Naaaaã0!, na forma como explora o mundo cada vez mais independente, cada vez mais confiante.

quinta-feira, 3 de julho de 2008

e à segunda...



já nos apetrechamos à séria para brincar com a massa de moldar: colorimos alguns bocados e usamos cortadores de bolachas. Fizemos muitos "bô" (bolos) que demos ao Pi e a toda a assistência (bonecada do miudo que assistiu à coisa...)

terça-feira, 1 de julho de 2008

uma piroseira deliciosa...

Passamos pela sala para dar beijinho ao pai "beijinho, beijinho até amanhã que o João vai dormir". Reparamos que está muito atento à televisão, que na dita pula agora a tal da floribela numa versão ainda mais foleira do que anteriormente. O Miudo começa a dançar entusiasmado e acaba mesmo por imitar as cantorias. QUANDO O VEMOS COM UMA MARACA NA MÃO, ENCOSTADA À BOCA A FAZER DE MICROFONE E A ARENGAR UNS SONS NEM QUERÍAMOS ACREDITAR!!!