sábado, 31 de maio de 2008

coisas dele

mania de tirar os sapatos e as meias. e como o "dá" lhe serve para tudo primeiro estende o pé para mim e pede "dá" que traduzido quer dizer: desaperta-me o sapato. Depois tira o sapato e a meia numa tal festa que até dá vontade de rir.

pior mesmo é quando se está com pressa e lhe dá para repetir a graça...

nã, nã...naaaão

- anda cá mudar a fralda! (o pai para ele)
- nã, nã - e desata a correr e a bater os pés.

bah

eu não quero parecer mal agradecida. juro que não. mas o que é que se faz quando uma senhora, que até gosta muito do miudo, vem toda preocupada mostrar-me a prenda que lhe comprou para os anos - para confirmar se serve - e a coisa é do pior mau gosto possível?!

a minha vontade foi dizer-lhe logo que aquilo não lhe serve. mas...serve. e ela convencida que é uma "toilette" do mais moderno...

ora bolas...

quinta-feira, 29 de maio de 2008

as preocupações do pai

hoje de manhã:

- há bocado dei uma palmadita na mão ao João e ele ficou sentido...- dito pelo pai com ar preocupado. E depois para ele:- mas o João fez maldades, não foi? e para mim - não notaste que ele estava muito sossegado quando lhe arranjaste a fralda?

- ?!? não notei nada. ele virou-se e fugiu trinta vezes como faz sempre, antes que eu consiga fazer o que quer que seja.

detector de novidades

há qualquer coisa de incrível na memória dos miudos. O João percebe imediatamente as novidades e fica muito atento a olhar para as coisas. Entre "áh" e óh!" vai apontando até que lhe lhe explico o que se está a passar. Um tapete que muda de sítio, uns sapatos , uma swet ou camisa novos são pretexto para grandes exibições. É tão giro vê-lo a exibir uns sapatos novos: chega-se ao pé das pessoas (o 1º é sempre o pai), puxa as calças, levanta o pé e exige atenção e elogios!

viciada

O Zé diz que eu estou viciada em "comprar coisas para o João" e eu concordo que, de facto, não consigo ver uma loja de coisas para bébés sem ficar em estado de alerta.

Mas nem sempre entro...

terça-feira, 27 de maio de 2008

raio de tempo


(farta da chuva)

rescaldo do fim-de-semana

O pai adoentado com um resfriado que ainda não passou a deixar-se ficar na cama por mais um bocadinho. O filhote, de boa saúde, a aproveitar. E hoje, coisa rara, dormiu até às 11h da manhã!

segunda-feira, 26 de maio de 2008

hortas na cintura dos centros urbanos





são boa ideia. Gostamos da vossa.

do norte






onde passamos o fim-de-semana com a tia P e o tio A

quarta-feira, 21 de maio de 2008

o raio da semana

que até acaba por ser muito mais curta parece que, mesmo assim, não chega ao fim. felizmente temos um fim-de-semana prolongado e vamos passear!

@£§!*?*

Estou farta das-obras-na-casa-ao-lado-da-nossa!
Do barulho às 8h da manhã!, dos tipos que agora invadem o nosso terraço para por andaimes na parede deles. Quando é que isto acabará?!

terça-feira, 20 de maio de 2008

quase...

a chegar aos 23 meses

sobre o D

enquanto lhe dava de comer perguntei-lhe se tinha gostado da visita do Duarte. Alhi, alhi a apontar para o sítio onde o Duarte se sentou à mesa, e depois a espremer-se todo para me explicar que tinha brincado muito com ele. (suspiro) quando é que este miudo começa a falar decentemente?

comprinhas

as tchirts da chicco são taaaaaaaaaão giras neste verão. hoje comprei duas.

O PI



Cada vez mais o Pi é companhia inseparável do João. Antes esta criaturinha morava na cadeira de comer. Agora acompanha o João nos seus passeios e até dorme na cama dele.








domingo, 18 de maio de 2008

sexta-feira, 16 de maio de 2008

a primavera envergonhada

está a chatear-me deveras. Estou farta da roupa de inverno e a outra ainda é demasiado fresca.
O miudo fez um desenho (um emaranhado de riscos e gatafunhos!!!) que deu à D. Leonor logo de manhã. E ela disse-me que o vai guardar na carteira!

quarta-feira, 14 de maio de 2008

esta foi a segunda festinha de anos





do Duarte, a que o João assistiu. Mas pela 1ª vez participou a sério! Parece que o máximo dos máximos foi o insuflável com bolas. Não queria sair dali tal era a excitação da brincadeira com os outros meninos. Todos muito maiores do que ele e a saltar lá para dentro com a energia de um vulcão!
Eu é que não consegui sair dali não fosse algum cair-lhe em cima...

cheirar as flores


Agora quer sempre cheirar as flores... e o alecrim..e tudo o que está nos vasos...

os desenhos



têm mais graça com canetas ou com marcadores do que com lápis de cera, que aliás parece detestar.
O resultado disto é que me vejo e desejo para tirar nódoas da roupa. Apesar de já ter descoberto um produto que ajuda, ainda passo muito tempo a esfregar, antes de ir para a máquina.

segunda-feira, 12 de maio de 2008

uma e outra e outra vez...




- Não podes subir para aí...

- , com o dedito espetado no ar a dizer que não. Viro costas e lá está ele já a trepar para o banco.

domingo, 11 de maio de 2008

laréu





Estas tirou o pai. Num passeio que deram os dois. Trouxeram-me flores e tudo!!! Uns queridos, os dois. É verdade que o mais pequeno não percebeu logo para que eram as flores que trazia nas mãos. LOL!!!

Deste fim-de-semana-mau-tempo

Descobri o segredo para fazer bolos no forno: ligá-lo antes e deixá-lo aquecer. Até era uma coisa que eu sabia mas, não sei porquê, nunca o tinha feito.
O 1º, há mais ou menos 15 dias, cresceu bem mas ficou demasiado cozido. Na fase final esqueci-me dele enquanto falava ao telefone com a Patrícia. O segundo, que data de ontem apesar de só já restar metade, ficou bom. No ponto.

Vamos a eles!

a montanha vencida!



Antes chegava a casa e dirigia-se imediatamente para o armário da cozinha que lhe reservei. Começava logo a sua tarefa diária de tirar panelas, pedir colher de pau, etc., etc. Agora a primeira coisa que faz, sempre que chega à cozinha, é trepar para cima da mesa.
Ora aqui está uma coisa que não pode ser.

sábado, 10 de maio de 2008

tcharam


a dita! que vai servir para levar para a praia e tudo...

a esfregona

ainda é a sua maior paixão...
Então em dia de limpezas cá em casa é uma festa. A D. Leonor atura-lhe este fascínio pelo balde, esfregona e quejandos.

sexta-feira, 9 de maio de 2008

em preparação

Estou numa fase tipo Natal. Visto que ainda só passaram 4 meses desde o último...se isto me dá muitas vezes ao longo do ano vou arruinar-me, está visto.

Já comprei 3 prendas para o João-aniversariante-dia-22-de-junho.

Ih, ih, será que ainda é muito cedo?!
Quer dizer comprei 4 mas vou dar-lhe uma delas já hoje: a tenda!

quinta-feira, 8 de maio de 2008

esta coisa de trepar ainda vai dar mau resultado

Hoje, enquanto despachava o jantar, fui surpreendida com uma cabecita sorridente por cima da mesa. Subiu para o banco e daí para a mesa. E lá estava todo contente a cheirar as flores que estavam na jarra!
No outro dia tinha os pés em cima de um garrafão de skipp e do amaciador e estava empoleirado no lavatório que está ao pé da máquina de lavar.

a quase 2 meses

da festa de anos dele aproveitei a boleia e fui ver as meninas que vão fazer o bolo http://www.mariabiscoitoecompanhia.com/

O Duarte vai ter festa de anos "surpresa" no espaço delas e eu, que além de querer ver o espaço queria também discutir uma ideia com elas, fui com a Dores. Não serviu de nada porque fui incapaz de tomar uma única decisão. Também não era necessário uma vez que só voltaremos a falar uma semana antes. Uma semana antes????????????

segunda-feira, 5 de maio de 2008

eu...definitivamente não sei negociar


Queria uma daquelas bandejas marroquinas, que também são mesas, para pôr os copos e o bule de chá. Gosto tanto daquelas cores, dos materiais, dos objectos cuja função real, na maior parte das vezes, desconheço. Dos tapetes, dos candeeiros, dos espelhos, etc, etc. nem vale a pena alongar-me.
Mas não me entendo com aquela cultura de negociadores/regateadores deles. Queria uma bandeja pronto. Alertada pelo Zé: não lhes dês tudo o que te pedirem, lá entrei na tenda com as piores expectativas. Escolhi, quanto é? - 100 euros - 100 euros???! - está bem vou-te ajudar, dizia ele com um à-vontade-a-toda-a-prova. 70 euros. Não tenho esse dinheiro todo, defendi-me. Quanto tens? Vou-te ajudar, 60 euros e dou-te as patas. As patas? Não posso dar esse dinheiro todo, não tenho. Está bem 50 euros. Toma.
Entreguei-lhe o dinheiro (por acaso era todo o dinheiro que tinha na carteira) e saí dali com a nítida sensação de que se tivesse resistido mais um bocadinho tinha conseguido a bandeja/mesa por bastante menos. Detesto esta maneira de negociar.
Mas fica muito bonita com os copos e o bule, lá isso fica!

domingo, 4 de maio de 2008

ai esta fase do não

Queres comer? nãnã
Queres ir passear? nãnã
Queres ir com a mãmã abrir as janelas? nãnã
Queres sumo de laranja? nãnã mas estende logo o copo!
Queres fazer um desenho? nãnã
Vamos tirar o pijama e vestir uma roupinha bonita? nãnã

é isto o dia todo. nunca diz sim mas quando quer mesmo, mesmo alguma coisa ri-se muito.

do dia da mãe

a minha prenda do dia da mãe foi...chocolates. do filhote veio uma tablete com lacinhos corderosa que diz querida mãe e do Zé uma caixinha de bombons artesanais com sabores e texturas vários. Ora quando a esmola é grande o santo desconfia fiquei à espera e eis senão quando "já comeste um chocolatinho?" traduzindo - já abriste a caixa ou não? estou mortinho para lhes afinfar o dente e pronto, lá deixei ir os brancos (que eu também não sou grande adepta de chocolate branco.

O nosso docinho





Às vezes fica a olhar para as pessoas que não conhece, ou que vê pouco, com ar de "quem não parte um copo". E é verdade que é tímido nos primeiros contactos. Outras vezes ele próprio arranja uma forma de chamar a atenção de estranhos, seja jogando algo simples como "oiá", puxando a manga ou alguma coisa do género.
Tem os seus momentos. Há pessoas com quem se dá logo e outras que...nem pensar. Mas é ele que escolhe.
Comprámos óculos de sol. A ideia é proteger-lhe os olhos mas tirando os momentos de vaidade em que lhe dizemos que está taaaaaaão giro e taaaaaão crescido eles não ficam lá muito tempo. Veremos como corre o resto do verão. Já vi miudos bem mais pequenos a usá-los. Como é que os outros pais fazem?!
E já agora...como ainda estamos dentro do prazo, parabéns às mãmãs!

quinta-feira, 1 de maio de 2008

uma rosa...

numa fotografia que uma colega me ofereceu hoje. E depois o desabafo: "é uma das rosas do jardim que o meu filho fez para mim antes do acidente" Arrepiei-me. Eu sabia a história daquela mulher mas nunca ousei fazer nenhum comentário. Agora...era ela que me oferecia o seu desabafo. No final de uma tarde de festa, por sinal.
Contou-me como o seu mundo desabou de há um ano para cá, mostrou-me as fotografias dele, que traz sempre na mala. Disse-me que todos os dias, todos, é um esforço enorme para continuar e que só o faz porque sente que é ele que lhe dá força. Tenho que continuar a ser a mãe de que ele tanto se orgulhava. E eu, que tola, a responder-lhe que tem que continuar por ele mas sobretudo por si que continua cá e tem que encontrar outra vez uma razão para viver.
O que é que eu sei de uma dor assim? Só a desconfiança de que não a suportaria.
Hoje voltei para casa com o coração apertado.