terça-feira, 29 de abril de 2008

a bicharada











Correu à nossa frente para ver os animais. E enquanto tentavamos gerir o carrinho, a máquina fotográfica e refrear o entusiasmo do rapaz aconteceu o inesperado: cruzamo-nos com um bicho de porte respeitável. E se ele (o bicho) se tivesse enervado?!

Pior foi convencê-lo que os baldes de água eram dos bichos...

domingo, 27 de abril de 2008

fim-de-semana-a-dois

Eu e o mais pequeno que o maior tem trabalhinho que dura o dia inteiro.

Assim dois dias em que:

- me segue para todo o lado e quer fazer tudo o que faço,
- se limita a repetir, até à axaustão, mãmã, nãnã (não), dá e ê (eu) e faz-se entender às mil maravilhas,
- andou bem disposto durante todo o dia e adormeceu sem dificuldades à noite e em cada sesta que fez,
- me pede colo a rir às gargalhadas para esfregar o nariz dele no meu ou para dar um beijinho e depois escorrega pelo meu corpo abaixo, até alcançar o chão,
- em que recusou um passeio na rua. seria pressa de voltar para casa?!
- apanhou o vizinho a pentear a cadela, foi até lá, tirou-lhe a escova, penteou-a e ainda lhe meteu a mão na boca,

Dois dias do melhor. Mas pode ser que durante a semana as minhas costas folguem um bocadinho. LOL.

sexta-feira, 25 de abril de 2008

afinal...o 25 de Abril

Foi feriado mas cá em casa tínhamos os dois coisas para fazer. Coisas do trabalho de fora, que o trabalho de casa esse temos todos os dias. O miudo ficou connosco mas andou comigo para cá e para lá.

E assim passou o dia. Sem comemorações. Felizmente a antena 1 fez um programa com música como-deve-ser e ainda apanhei um bocado enquanto conduzia. E cá em casa descobri um cravo numa pequena jarra, onde morava uma rosa murcha, que um dia destes o Zé me trouxe.

Ele e os meus trabalhos

Levei-o comigo para assistir à exposição dos trabalhos das minhas formandas. Chegados ao local alapou-se ao meu colo e quanto mais elas lhe queriam pegar mais ele agarrava o meu pescoço. Quando finalmente se decidiu a ir para o chão o rol de asneiras foi de tal ordem que eu própria corri para o apanhar.

Falar com as pessoas, cumprimentá-las, tirar fotografias, posar para fotografias com ele ao colo é dose. Ainda por cima a esticar-se todo, a trepar pelo meu colo acima. Só sei que tenho os braços dormentes. Ainda.
E não estou propriamente destreinada nesta tarefa!

do 25 de Abril

quarta-feira, 23 de abril de 2008

disto e daquilo

Faz uma tropelia e depois vem chamar-nos para vermos. Por ex. o saco de viagem (o trolley) parado no corredor à espera de ser arrumado. O sr. João vai lá e atira-o para o chão e depois vem, aos gritinhos, chamar-nos à cozinha.
Quando se assegura que chamou a nossa atenção começa a correr à nossa frente aos gritinhos. Do género "não me apanhas, não me apanhas!"

E ontem foi dia mundial da terra e eu nem me apercebi.

terça-feira, 22 de abril de 2008

o explorador

Não sossega um segundo. começa cedo, que é rapazinho que acorda com as galinhas!, e mantém-se assim durante todo o dia. E se a partir das 8h tentamos acalmar o ritmo para que possa tomar banho, jantar, brincar um bocadinho e dormir, a verdade é que ainda vai para a cama aos pulos.

Mexe em tudo o que vê. Abre gavetas, armários, portas, tira, procura um novo lugar, explora e, às vezes, devolve ao lugar.
Está um amoroso. Mete-se com as pessoas, procura as reacções delas, principalmente às asneiras que faz. Dá beijos e narigadas. Mas só, SÓ, quando quer.

E assim, num ai, vamos celebrar os dois anos dele, não tarda nada.

22

Caramba! 22 meses fez hoje esta criança.
Bolas que isto passou a correr.

notas (de outro) fim-de-semana que passou a correr

noites

Quatro e tal da manhã quando o ouço: mãmã mã mã mãmã brrrr, bartypgtr vaptgrdrf, dadaptigrfgp.....esteve nisto hora e tal.

sexta-feira, 18 de abril de 2008

alguns milhares!

Ontem decidi fazer e encomendar um album digital. E comecei a espreitar os cd's de fotografias que tiramos ao pimpolho. Para fazer uma primeira selecção. Depois de ver dois e de não ter passado dos 6 meses cheguei à conclusão que em dois anos devemos ter tirado milhares de fotografias ao miudo!

E o que me emociona ver/rever as fotografias! Realmente...há coisas que não se podem esquecer!

quarta-feira, 16 de abril de 2008

continuamos bem

2º dia de medicação e continua a melhorar o miudo. aquela borbulhagem que mais pareciam babas a cobrir-lhe as pernas está reduzida a umas manchinhas vermelhas .

E a médica telefonou hoje, porque não tinha lido o email que ainda lhe mandei ontem à noite a dizer-lhe que o João já estava melhor e que, se continuasse assim, já não íriamos às urgências ter com ela. Estava preocupada e queria saber dele.

terça-feira, 15 de abril de 2008

notas (ainda) do fim-de-semana

As alergias

O João teve a sua primeira crise de alergia. Uma espécie de urticária que ainda não percebemos de onde veio.
Estamos a atarax e celostane e com o recado da médica dele: "estou de banco na urgência toda a noite, se lhe encontrarem alguma alteração vão logo ter comigo!" Esta mulher tem uma disponibilidade e uma dedicação à causa que me surpreende. E que muito me agrada, diga-se também!
Mas hoje já vimos melhoras. E estamos mais descansados. Vamos ver como corre a noite. (suspiro)

domingo, 13 de abril de 2008

a "remar" contra o vento


A rir que nem um perdido por andar assim, contra o vento. E depois deixava-se cair na areia de cansado.
Tem andado a comer mal este rapaz. Recusa-se. Fecha a boca. Que não, que não e quem manda é ele. Preciso de repor os stocks de paciência!

sexta-feira, 11 de abril de 2008

precalços

Hoje:

ouvir o meu telemovel tocar, tocar e tocar e não o encontrar em lado nenhum. Seguir o som e ...muito tempo depois descobri-lo no balde do lixo da casa de banho!

e quando comentamos com a pediatra que ele está na fase da asneira responde-nos ela "é a descoberta. é um explorador..." pois é. sempre há nomes muito simpáticos para as coisas.

e agora há bocado, já depois do banho e do jantar sento-me no chão com ele "Vem fazer um desenho com a mãmã" a tentar incitá-lo para a tarefa. E ele, que não estava pelos ajustes, primeiro levou os lápis todos e depois tirou o papel e foi arrumar tudo na estante dos livros, lá bem longe!

quarta-feira, 9 de abril de 2008

coisas do quotidiano

O que me acontece:

- Estar em frente de um grupo a dar formação e descobrir que tenho duas "belas" medalhas na minha camisola! (isto arrasa a credibilidade de um formador?!)

- Descobrir que o termómetro marca números esquisitos (tipo 98º) e pensar imediatamente que o desgraçado deu o berro depois dos tratamentos de choque a que foi sujeito: atirado para dentro da banheira, molhado, etc, etc. Lá vou eu a caminho da farmácia onde o comprei blá, blá, blá para descobrir que afinal estava no modo fareneit!

- Olhar para debaixo da mesa da cozinha e descobrir lá um monte de ...terra?!

domingo, 6 de abril de 2008

momentos



Assim que chegam os dias quentinhos o nosso quintal ganha uma vida nova. As minhas flores é que, desconfio, este ano vão sofrer um bocado. A julgar pelo interesse que o piolho lhes vota!
A gata, chamada mimi, despertou o interesse do João por uns breves minutos, numa dessas terras do grande lago onde almoçamos no sábado.
Ontem e hoje a saga de querer ir para o quintal começou logo de manhã.


sexta-feira, 4 de abril de 2008

fraldas&cª




Ontem, antes da banhoca e pai resolveu tirar-lhe a fralda. Andou por ali de body e pantufas nos pés mais ou menos meia-hora. Entre regar as flores do quintal, entrar e sair e trazer terra dos vasos para colocar nas panelas (este miudo lembra-se de cada uma!) a coisa correu bem.


Confesso que não estou nada, mesmo nada, entusiasmada com esta nova etapa do desfralde.
A tia já falou nisso e eu tratei logo de adiar o assunto lá para as calendas do verão: "só quando tirar a roupa". E arrumei logo ali o tema não fosse ela insistir no entusiasmo.
Um destes dias li que eles obtêm controle razoável do esfincter entre os 2 anos/2 anos e meio. Está resolvida a questão. Fica mesmo lá para o verão.

quinta-feira, 3 de abril de 2008

em antecipação

A novidade hoje vinha bem ensaiada entre pai e filho:

- Quantos anos vais fazer João?
e ele, muito compenetrado: e estica os dois dedinhos, tão querido!!!
- E depois fazemos uma festa e cantamos os parabéns, continuava o pai. E ele "tátá" (a cantar) e a a bater palmas.

chegou a primavera?!

Com os dias a aquecer hoje deu-me para lavar a roupa de primavera. Tirar as etiquetas (mania que me ficou desde as primeiras roupinhas que lhe vesti e que aprendi nas aulas de preparação para o parto), puf, puf e toca a pôr na máquina e secar ao sol.

E ao final da tarde chega o miudo esbaforido de calor e de boa disposição. Só trazia um body e uma swet por cima...
Apercebo-me que ainda não comprei os bodys de manga curta...ai ai

quarta-feira, 2 de abril de 2008

mau génio ou convicção?!

O pai está preocupado com os acessos de mau génio do rapaz.
Dá-lhe para morder, puxar os cabelos, o nariz ou atirar com os óculos fora. Recomendo-lhe que não o contrariem, que não o apertem (a mania que as pessoas têm de apertar os miudos!), que não insistam com os beijos, os abraços e outros mimos quando ele não quer.

Que coisa! Pois eu acho muito bem que o miudo se imponha.

É falta de pedagogia? Não é! Os miudos não têm que ser queridinhos, meiguinhos e disponíveis só porque nós queremos. Não têm que dar beijinhos e abracinhos só porque "ai agora ficava tão bem que o puto correspondesse à vizinha, coitada que até é sempre tão simpática para ele!"

E isto serve para os estranhos como para os da casa, pais incluídos. Este piolho dá beijos, abraços e narigadas de boa vontade, quando quer! E que meiguice pegada quando quer!
Mas quando não quer...não há pedidos que nos valham.