sexta-feira, 28 de março de 2008

as fitas dele

Às vezes dá-lhe um vaipe, agarra-nos a mão e morde. Hoje tentou fazer isso na vinda para casa, em que eu passei para trás e lhe dei a mão:"se mordes na mãmã não te dou a mão e fico chateada contigo"
Com um ar muito sério ficou a olhar para mim, sem largar a mão. De vez em quando aproximava a boca e ficava ali entre um mordo não mordo, deixa ver o que acontece. Numa ou outra vez mordiscou ao de leve. Retirei a mão. Pediu-ma outra vez. Dei-lha e não mordeu mais. Vamos ver até quando.

mais coisas de mãe



Num destes dias comprei-lhe umas coisas tão giras a pensar na primavera!!!
Eu que gosto (gosto mesmo) do inverno estou farta dele.
Este ano descobri os vestidos. Comprei um para mim enquanto também descobria que preciso de perder uns kg. A Patricia ri-se muito com isto dos vestidos: "só agora?!"

coisas de mãe!


Ironia é fazer uma data de km para ver uma feira de jardinagem que me interessava bastante. Ver quase nada, passar o tempo todo atrás do miudo "não mexas aí", "larga isso", "anda cá". E sair de lá com a sensação ingrata de que o esforço não valeu a pena, um miudo pendurado ao colo cheio de sono e muuuuito rabugento e um pai com o ar mais calmo deste mundo: "estás muito chateada por não ter trazido o carrinho?!"

Nota: passar por um expositor com o miudo pela mão. Ele a esticar-se para ver, para mexer e agarra-se a uma planta qualquer que decorava. Eu a surpreender o homem que estava lá dentro para outro "e depois é isto, os putos a mexer em tudo" e a deitar-lhe um olhar que matava. Espero que lhe tenha gelado o sangue!

quinta-feira, 27 de março de 2008

que escola?

E ainda http://origemdasespecies.blogs.sapo.pt/788154.html um post que diz o que deve ser dito sobre a escola, os professores e o ministério.
Vai sendo tempo de nos posicionarmos em relação a isto.

quarta-feira, 26 de março de 2008

licenças de maternidade e paternidade e cidadãos de 2ª

Aqui http://queromimos.blogspot.com/2008/03/o-nosso-portugal.html um desabafo que vale a pena ler - tendo em conta a quantidade de mulheres - mães que podiam ter escrito isto. Incluindo eu própria!

o nome

- Como é que tu te chamas?
- Aaaaõ, aaaaõ!


- João?!
- Aaaaõ! (muito entusiasmado)

está bem, abelha! já lhe ouvi oão e xoão, agora é aaaaõ.

momentos

os mais velhos



são pacientes e fazem concessões à falta de habilidade dos mais pequenos, está visto que sim.

por isso o piolho aceitou tão bem que a prima Inês lhe desse a sopa e recusou todas as minhas tentativas para o fazer!
Brincou com o Tomás atropelando-o e este deixou-se ficar, paciente e generoso, enquanto fazia esforços para não se desiquilibrar nem deixar cair o aventureiro.

terça-feira, 25 de março de 2008

páscoa gelada





mas o gatito que morou nos brônquios do João, durante quase uma semana,desapareceu. antes assim!

muito frio, muita brincadeira, muito mimo depois parece que não foi nada com ele.

sexta-feira, 21 de março de 2008

logo voltamos...

Vamos a casa do avô rever tios, primos, cães, gatos e outra bicharada.
E o frio. Ai o frio.

Meia-hora



é quanta basta para que a cozinhe fique neste estado. Meia-hora em que providenciei o essencial para uma salada de ovas e batata para o jantar e, para ele, um puré de batat com peixinho e legumes estufados.
Ele, por sua vez, tirou panelas, pediu-me colheres, foi atrás de mim até ao frigorífico

- de onde retirou tudo o que pode, esticou-se e colocou panelas e alguidares no fogão, na bancada, na ponta da mesa...

Enfim...cenas do dia-a-dia na cozinha! Isto...teremos cozinheiro?

quinta-feira, 20 de março de 2008

Coisas improváveis




nos sítios mais inesperados!

No balde do lixo da casa de banho estava o corta-unhas. No da cozinha a tampa de uma panela e uma colher de pau. Numa panela estava uma cenoura. Nas minhas botas (de cano-alto) encontro várias vezes coisas como ímans da porta do frigorífico, chaves, colheres e outras que tais.


Enquanto me dá uma folga - dorme a sesta - aproveito para l

he fazer um cuscus perfumado com canela e hortelã!

quarta-feira, 19 de março de 2008

Eles




Parabéns!

terça-feira, 18 de março de 2008

o gatito...ainda

Se é verdade que os vapores lhe fizeram bem ontem à noite (dormiu bem, sem tosse e soninho seguido) não é menos que, de manhã, o gatito voltou. Passou o dia todo com aquele ronronar no peito que me faz tanta impressão.
Isto assim...durará muito?!

segunda-feira, 17 de março de 2008

aos 20 meses

usamos pela 1ª vez o nebulizador cá em casa.
também é verdade que o peito do miudo parecia/parece um gato a ronronar. coitado. e a tosse da noite passada foi péssima. consulta com a pediatra, iadaiadaiada, ventilan e vapores - recomendação para os próximos dias.
Dila fiquei decepcionada! Aquilo dura um instante e, realmente, parece não surtir grande efeito. Que coisa!

sexta-feira, 14 de março de 2008

Maria Biscoito e Companhia



A festa de anos do João ainda vem longe mas já decidi quem vai fazer o bolo. A Maria Biscoito&Companhia tem estas soluções lindas (são só algumas de entre muitas) e eu até já tenho um predilecto. Mas aguardemos...

quinta-feira, 13 de março de 2008

tarefas dele




A vida deste rapaz é díficil. Tem muita coisa para fazer! Insiste que tem que me ajudar a levar o cesto da roupa suja e a pôr a roupa na máquina.
Que arruma os sapatos no armário (na realidade tira de lá os poucos que estão arrumados), que tem que ir sempre comigo quando vou estender ou apanhar roupa. E assim vai tirando a roupa limpa (que vai direitinha para o chão), dá-me as molas e espalha as restantes pelo chão e, nos intervalos, ainda vai metendo a mão nos vasos, arrastando os mais leves e tentando regar outros.
Ao pai faz o mesmo; gosta especialmente do cesto da lenha e de ver acender a lareira. Mas, para azar do pai, ele pendura-se (literalmente!), no cesto da lenha e acrescenta assim mais uns quilitos. Insiste em colocar os paus na lareira e em ficar ali a ver tudo acontecer.
Enfim...esperemos que isto venha a dar um ajudante bem treinadinho!

dá-me música


O João gosta de música. De a ouvir. De a dançar e de a produzir. Às vezes fica muito quieto e atento. Outras dança (mexendo os pés e abanando o corpo) e outras ainda acompanha a música com a mão e o indicador esticado ou faz alguns gestos de canções que lhe canto.
Quando o desafiamos "faz música" tudo lhe serve para fazer barulho mas as colheres de pau e as panelas ou tampas têm sido as preferidas. Agora tem um xilofone que usa com aprumo! Cá por casa já andavam as maracas e uma pandeireta.

quarta-feira, 12 de março de 2008

logo hoje

o raio do rapaz portou-se mesmo mal hoje. parece que fez de propósito. saímos para jantar e ao fim de 10 minutos na cadeira já ninguém o segurava.
torceu-se, torceu-se, pôs os pés na mesa e conseguiu entortar os parafusos que apertam a cadeira à mesa. na mesa ao lado estavam as pessoas a olhar para a fita do rapaz com ar de gozo e a apostar que ele ía conseguir saltar dali.
E conseguiu! Porque às tantas não aguentamos o chinfrim e tirámo-lo de lá. Comemos à vez. Como há muito tempo não acontecia.

Isto terá sido a forma que encontrou de me dar os parabéns?!

terça-feira, 11 de março de 2008

a brincar com o livro dos bonequinhos


Agora o pai urso chegou a casa - ele abre a porta de tecido,
e sentou-se à mesa para comer um prato de papa, foi buscar o ursinho mais pequeno e juntou-o à mesa: pois é, o urso bébé também come a papa!
Agora vão passear ao jardim. Olha as árvores e as flores. Ele próprio se debruça sobre o livro para cheirar as flores.
E agora são horas de ir dormir. Vamos deitá-los na caminha deles? Ele deitou a menina dos caracóis de ouro e eu o bébé urso!

as diversas utilidades das coisas




Uma chávena de chá serve para muita coisa.

A mim, por ex. serve-me para beber café.

Ao pimpolho

serve-lhe, por ex., para fingir que bebe como gente grande. O que ele gosta das chávenas e dos copos! Mas também serve para arrumar os lápis de cera. Para a carregar e arrumar em todo o lado, incluindo um sofá branco de pele.

Credo, o que eu me arrepio a pensar: se tivesse algum resto de café havia de ser bonito...

se o telefone estiver interrompido


Se, ao tentarem ligar para nossa casa o telefone estiver continuamente ocupado ou assim já sabem porque é!

segunda-feira, 10 de março de 2008

os sapatos dos miudos



Uma colega telefonou-me para perguntar que marca de sapatos usa o pimpolho. Estas coisas têm a sua graça porque estamos sempre a perguntar umas às outras o que usamos, o que já exprimentamos. Não é por nada. Apenas um exercício de comparação ou de simples recolha de opiniões.

Fazemos o mesmo com a roupa, com os objectos/cremes/receitas, etc.


Cá em casa começamos por usar chicco. Temos comprado muitas vezes destes sapatos. Mas, desde que experimentei a pablosky, as minhas preferências vão para esta marca. As botas de inverno do João revelaram-se óptimas, com bom apoio e, sobretudo, com uma forma larga e alta para aconchegar um pé rechonchudinho. São um bocadito mais caros do que a chicco mas vale a pena.


A geox parece-me boa e indicada para quando já são um bocadinho maiores e os pezitos começam a suar bastante. Tenho ouvido/lido várias mães comentar que preferem a geox, por ex. à timberland. Do que já investiguei/comparei e ouvi também fiquei com essa impressão.

E pronto, para já estamos conversadas com a única certeza de que, seja qual for a escolha, dentro de muito pouco tempo será necessário comprar alguma coisa mais leve para a primavera (eu gosto destes).





a provocar para a brincadeira

Chega-se à porta do quarto, estica-se, estica-se (quase em queda) e apaga a luz no interruptor. E depois começa a correr aos gritinhos aiaiaiaia. Eu, lá de dentro, digo-lhe "ai se eu te apanho, ai se eu te apanho!"

Em dois passos alcanço-o e ele, já sem força e de tanto rir, deixa-se cair de rabo no chão...

sábado, 8 de março de 2008

como se lembra das coisas

A meio da tarde estavamos os dois na cozinha e ele resolveu embirar com um saco, que está em cima de uma cadeira há já vários dias. Expliquei-lhe que é uma prenda mas que não é para ele.

Já perto do jantar e depois de ter saído, perguntei-lhe assim "queres uma prenda?" e ele dirigiu-se imediatamente para a cadeira e agarrou o saco. Pelos vistos só fixou a parte da PRENDA!
"a tua está no carro. vamos buscá-la? largou o saco deu-me e mão e lá fomos buscar um xilofone!

quinta-feira, 6 de março de 2008

os citrinos

ainda não percebi se isto se passa com todos os citrinos. mas já deu para perceber que sempre que há laranjas, clementinas, tangerinas e outras dessas pequeninas passam à frente de qualquer fruta que tenha à sua frente. Se estiver a comer fruta de que gosta e um de nós se lembrar de comer uma laranja, ou qualquer outra coisa desta família, ele pede imediatamente. não, não pede, EXIGE!

ele e as minhas plantas



Estou sempre a dizer-lhe para não mexer nos vasos e nas plantas mas não consigo muito com isso. A verdade é que quando embirra tem mesmo que mexer, revirar a terra ou arrancar as folhas das pobres.
Hoje decidiu que tinha que as regar e não sei como não despejou o fundo de água, que lhe pus no regador, nos próprios pés.

a contar

se está de maré alinha:

eu: um!
ele: uu

eu: dois
ele: dôs

eu: três
ele: tês

quarta-feira, 5 de março de 2008

brincadeiras


Tem muita graça o bowling. As bolas são atiradas ao pontapé. E às vezes, por sorte, lá cai uma garrafinha.

os desenhos


gosta mais de canetas de feltro do que dos lápis de cera. chatice!
é que depois de usar as canetas as mãos ficam sempre pintadas.

terça-feira, 4 de março de 2008

a subir


Estava eu empoleirada no escadote a tirar as cortinas do varão quando o rapaz decidiu que também tinha que trepar por ali acima. O pior é o caminho de volta. Se não estivessemos por ali era em voo acelerado!

segunda-feira, 3 de março de 2008

um pai muito babado


No sábado o comando do ar condicionado avariou e foi preciso sair para comprar pilhas. Foram os dois.
À chegada diz-me o homem maior cá de casa, enquanto o pequeno se entretinha por ali a fazer asneiras, "é muito bonito o nosso pimpolho, toda a gente me diz isso..." e eu maldosa "devem dizer a todos os pais, não achas?"
O progenitor, orgulhoso da sua cria e muito babado "sim mas o nosso é mesmo bonito!"

os saldos

A época dos saldos terminou e eu comprei algumas coisas para o filhote a pensar no próximo inverno. Não arrisquei muito porque não faço a menor ideia dos cm que terá nessa altura. Quer dizer, não vale muito a pena regular-me só pela idade dado que ele é baixote.
E a minha experiencia em prever o crescimento dele ao longo do ano é nula.
Assim arrisquei umas botas na chicco cujo preço realmente compensava. Uma camisola de lã e um polo e dois pares de calças noutras lojas.
E fiquei por aqui.
No próximo inverno se verá em que deu esta minha aventura!

domingo, 2 de março de 2008

para encerrar o fim-de-semana




Um fim de semana assim solarengo e quentinho é bom para passear. Bom para recarregar as baterias mas não muito bom para as rotinas do filhote: dorme menos e aumentam as resistências ao sono. Come mais tarde mas come tudo até ao fim!
Quer participar em tudo e assim cada pequena tarefa demora uma eternidade a fazer-se. Dá gritos de contentamento enquanto nos imita a fazer coisas como limpar a louça, cozinhar, tirar a roupa da banheira para estender (as peças que ele tira vão parar ao chão...), varrer, atender o telefone, etc. etc.
E hoje fez birra para dormir.

passeios



O restaurante da ilha do pessegueiro não se recomenda. Bom ambiente e tal mas nada mais do que isso.
A fortaleza está em obras. Menos mal. Tirei os sapatos e as meias ao João para ele sentir a areia nos pés mas não achou gracinha nenhuma...
Na volta paramos em Porto-Côvo e andamos por lá. Puxou o rabo ao gato da foto (não sei como o bichano não o esgatanhou) e fez o mesmo às orelhas de um pobre cão que, incauto, se deixou enganar por uma amostra de carícia do miudo. Ganiu mas não lhe fez nada.

com a Primavera à porta



Afinal sempre teve febre o filhote mas não fez grandes estragos. As pernocas muito doridas e inchadas ainda se mantiveram assim até sábado mas com gelo e gel de arnica a coisa foi passando. Começamos os passeios logo na sexta ao final da tarde. O pai tirou as fotos.